Debate no PT de Curitiba aborda a Guerra em Gaza e agressão contra o povo palestino

Nesta terça-feira, dia 7 de maio, às 19 horas, o Diálogo e Ação Petista (DAP), tendência interna do Partido dos Trabalhadores (PT), promove na capital paranaense um debate sobre a guerra de agressão contra o povo palestino em Gaza.

Com um olhar voltado para questões globais de injustiça e opressão, o DAP enxerga o genocídio na Palestina como uma temática de interesse não apenas para os brasileiros, mas para todos os trabalhadores e jovens ao redor do mundo. Segundo a tendência petista, esse posicionamento é reforçado pelo presidente Lula, que tem adotado uma postura firme ao exigir da ONU um cessar-fogo imediato na região.

Integrante do Comitê Internacional de Ligação e Intercâmbio (CILI), o DAP une-se a diversos partidos e organizações na luta contra o imperialismo em escala global. O evento desta noite contará com a presença da professora Bárbara Caramuru, especialista em questões do Oriente Médio, que trará sua expertise por meio da exposição do livro “Palestina Manual da Ocupação”, um importante recurso para compreender as raízes do sionismo.

Para o DAP, o PT, reconhecido como o maior partido já erguido pela classe trabalhadora no Brasil, tem o dever moral de se engajar nessa luta internacional em defesa dos trabalhadores e dos povos oprimidos. Assim, o debate não se limita às fronteiras nacionais, mas sim busca promover a solidariedade e o entendimento dos conflitos que afetam comunidades em todo o mundo.

O evento acontecerá na sede estadual do PT, localizada na Alameda Princesa Izabel, número 160, centro de Curitiba. Esta oportunidade é fundamental para aqueles que desejam compreender melhor a situação na Palestina e refletir sobre o papel do Brasil e de seu maior partido no cenário internacional – diz a convocação do DAP.

A tendência petista ressalta que o debate ocorre em um momento crítico, marcado pelo doloroso saldo de vítimas na região. De acordo com os últimos relatórios, neste dia 214 da Guerra em Gaza, os números são alarmantes: 34.789 palestinos perderam suas vidas e 78.204 ficaram feridos desde o início do conflito, em 7 de outubro.

Cerca de 1,7 milhões de residentes de Rafah, incluindo 1,4 milhões de pessoas deslocadas, têm fugido dos bombardeamentos israelenses desde ontem à noite. Essa ofensiva militar poderá aumentar ainda mais o número de vítimas palestinas nas próximas horas.

Este é um chamado à reflexão e à ação, explica Milton Alves, um dos organizadores do evento da tedência petista em Curitiba. Endereço: Alameda Princesa Izabel, número 160, centro.

LEIA TAMBÉM