Não caia na mentira: aqui está a posição oficial do Brasil sobre a guerra em Gaza

Há muita fake news sobre o posicionamento do Brasil acerca da guerra em Gaza, entre Israel e Hamas, deflagrada no sábado (7/10) e já contabiliza cerca de 1.400 mortos em três dias de conflito.

Dito disso, o Blog do Esmael traz abaixo a informação oficial para você não cair na mentira.

No papel de Presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil desempenhou um papel crucial ao convocar, no domingo (8/10), uma reunião de emergência para discutir os últimos desdobramentos do conflito israelo-palestino.

Diante da crescente escalada de violência na região, o Brasil expressou profunda preocupação com a perda de vidas e condenou veementemente os ataques contra civis.

O Brasil, em sua função de liderança no Conselho de Segurança, sublinhou enfaticamente que todas as partes envolvidas no conflito israelo-palestino devem se abster da violência contra civis.

Além disso, foi enfatizado o imperativo de cumprir as obrigações perante o direito internacional humanitário.

Economia

Essas obrigações incluem a proteção de civis em áreas de conflito, a proibição de ataques indiscriminados e a garantia de acesso humanitário para fornecer ajuda vital às populações afetadas.

Uma das preocupações centrais do Brasil é evitar uma escalada ainda maior do conflito, que poderia ter consequências imprevisíveis para a paz e a segurança internacional.

A estabilidade na região do Oriente Médio é de interesse global, e o Brasil enfatizou a necessidade de máxima contenção por parte de todas as partes envolvidas.

Uma escalada do conflito poderia afetar não apenas a região, mas também desencadear repercussões em escala mundial.

O governo brasileiro, ao convocar esta reunião do Conselho de Segurança, reiterou seu compromisso com a solução de dois Estados para o conflito israelo-palestino.

Este compromisso visa estabelecer um Estado Palestino economicamente viável, que possa coexistir em paz e segurança com Israel.

O Brasil apoia firmemente a ideia de que a solução deve se basear em fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas.

A seguir, leia a íntegra da nota distribuida à imprensa pelo Itamaraty:

Reunião do Conselho de Segurança sobre o conflito israelo-palestino

Na qualidade de Presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil convocou os membros do órgão para discutir, em 8/10, em caráter de emergência, os últimos desdobramentos do conflito israelo-palestino.

Ao lamentar profundamente a perda de vidas, o Brasil condenou os ataques contra civis.

Sublinhou que as partes devem se abster da violência contra civis e cumprir suas obrigações perante o direito internacional humanitário. O Brasil conclamou todos à máxima contenção para evitar uma escalada, com consequências imprevisíveis para a paz e a segurança internacional. Enfatizou ser urgente desbloquear o processo de paz.

O governo brasileiro reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com um Estado Palestino economicamente viável, convivendo em paz e segurança com Israel, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas.

LEIA TAMBÉM

5 Respostas para “Não caia na mentira: aqui está a posição oficial do Brasil sobre a guerra em Gaza”

  1. Tirou a palavra terrorismo, mencionada na mensagem anterior. Acredito que tenha sido dita por orientação estadunidense ou por péssima assessoria. Ou o presidente pensa assim mesmo e, neste caso, convém chamar o Bibi para tomar uma, pois o terrorista é ele.

  2. Bom, até posso imaginar de onde vem as fake news, só pode ser do grupo de ódio do Bozo, que vive por aí no Brasil espalhando seu ódio contra os brasileiros que não concordam com sua ideia de gerico, ontem em MG ele tomou café com o bozalóide do governador deste Estado, tão bonito e histórico, mas, elegeram uma ANTA para os governar. Agora tem que aguentarem as visitas do bozo, e pior, ainda ouvirem que lá era o reduto desta besta humana. Agora quem acredita nestes fake news, é doente da cabeça, e só podemos é dizer para este povo sem noção, quem vão se tratar. O Brasil mudou a partir da vitória do cidadão Lula, e após a sua posse em 01/01/2023. Hoje não somos mais uma nação PÁRIA como eramos definidos no governo do Inominável, Inelegível e Mentiroso. Agora somos uma NAÇÃO RESPEITADA pelos nossos PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS. Portanto o Brasil está propondo uma solução pacífica, ou melhor, dizendo, o respeito entre ambos, para o futuro de ambas as nações conflitantes. Neste caso, e também no conflito Ucrânia e Rússia. A verdade é uma só, A TURMA DO BOZO É PIOR QUE O PINÓQUIO.

  3. Bom dia Esmael, dizem que os COVARDES se escondem no ANOMIMATO. Este aí é igual ao MINTO MUITO dele de estimação. UM COVARDE. SEJA MACHA UMA VEZ NA VIDA e ao postar sua b…ta, que se identifique como HOMEM e não como COVARDE. Se não gostou VAI TOMAR NO C….

Deixe um comentário