A posse dos deputados eleitos para a 57ª legislatura da Câmara dos Deputados (2023-2027) está acontecendo agora no Plenário Ulysses Guimarães.
Os 513 parlamentares estão sendo juramentados um a um pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).
A sessão foi interrompida temporariamente devido ao mal-estar do pai de Lira, o ex-senador e prefeito Benedito Lira.
Acompanhe ao vivo pelo Blog do Esmael:
O passo a passo na eleição da Câmara
A eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para o biênio 2023/2024 será realizada às 16h30, em sessão no Plenário Ulysses Guimarães. Os parlamentares da 57ª legislatura foram empossados nesta manhã e têm até as 13 horas para formalizar a criação de blocos parlamentares. Às 14 horas será realizada uma reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa e às 15h30 termina o prazo para o registro das candidaturas.
Os blocos parlamentares são formados para aumentar a representatividade na composição dos órgãos da Casa e são válidos para a distribuição das presidências das comissões pelos quatro anos da legislatura. No entanto, para a eleição da Mesa Diretora, que é feita a cada dois anos, podem ser formados novos blocos para composição dos cargos pelos partidos. As incorporações e fusão de partidos também serão levadas em conta na eleição.
A sessão de eleição será presidida pelo deputado Átila Lins (PSD-AM), que é o deputado com o maior número de legislaturas (8) e habilitado a presidir a sessão, de acordo com o Regimento Interno da Casa. A votação só será iniciada quando houver pelo menos 257 deputados no Plenário e será realizada na urna eletrônica, que é sensível ao toque e mostra as fotos dos candidatos. A votação é secreta e realizada em cabines eletrônicas.
A apuração será realizada por cargo, começando pelo presidente da Câmara. Para ser eleito, o candidato precisa ter maioria absoluta dos votos na primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. A Mesa Diretora é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa e compõe-se da Presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da Secretaria (quatro secretários e quatro suplentes). Entre suas atribuições, está a promulgação de emendas à Constituição juntamente com o Senado.
LEIA TAMBÉM
- Ao vivo: Posse dos senadores e eleição para a Presidência da Casa – Pacheco x Marinho
- Bolsonaristas tentam fazer da eleição no Senado um novo 8 de janeiro; eles ameaçam e assediam os parlamentares
- Ratinho Jr. é “peso morto” na disputa pelo Senado; governador não tem influência na bancada do PR
- Novos senadores tomam posse nesta quarta-feira, quatro são ministros no governo Lula
- PSB infla em véspera da eleição no Senado: Arns, Kajuru e Chico Rodrigues agora são “socialistas”
- Posse dos deputados e eleição para presidente da Câmara Federal; veja como será a sessão desta quarta (1º/02)
- Tente não chorar com a declaração de voto de Sergio Moro para a eleição no Senado
- Eleição no Senado inspira cuidados do governo Lula, que torce pela reeleição de Pacheco contra Marinho
- Flávio Arns troca o Podemos pelo PSB, partido do vice-presidente; Lula fica sem oposição no Senado