O Blog do Esmael transmite ao vivo para o Brasil e o mundo a cerimônia de posse dos senadores eleitos em outubro e, ato contínuo, a eleição para Presidência do Senado Federal. A princípio, os dois principais candidatos são Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que busca a reeleição, e o desafiante Rogério Marinho (PL-RN), da cepa bolsonarista. Abaixo, siga ao vivo.
Plenário do Senado tem reuniões marcadas para esta quarta (1º) e quinta-feira (2) para eleger a nova Mesa, composta por presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários com respectivos suplentes. A escolha ocorrerá após a posse dos 27 senadores eleitos em outubro, o equivalente a um terço do senado, de acordo com procedimentos definidos pelo Regimento Interno.
Já convocadas pelo atual presidente, senador Rodrigo Pacheco, a primeira reunião preparatória, para a posse dos parlamentares, será na quarta-feira (1º) às 15h. Em seguida será aberta a segunda reunião preparatória para a eleição do presidente do Senado.
Se houver a concordância de pelo menos um terço dos senadores (27), ainda na quarta-feira serão escolhidos os demais membros da Mesa: primeiro e segundo-vice-presidentes e primeiro, segundo, terceiro e quarto-secretários com seus suplentes. Sem o acordo, a eleição para a Mesa ficará para uma nova reunião preparatória prevista para quinta-feira (2), às 10h.
As sessões devem ser abertas com o quórum mínimo de 14 senadores, o equivalente a um sexto da composição do Senado. A votação, que é secreta, deve ter a presença da maioria absoluta dos parlamentares, ou seja, 41 senadores, mesmo número necessário para a escolha do presidente.
Assista ao vivo – posse e eleição no Senado:
LEIA TAMBÉM
- Bolsonaristas tentam fazer da eleição no Senado um novo 8 de janeiro; eles ameaçam e assediam os parlamentares
- Ratinho Jr. é “peso morto” na disputa pelo Senado; governador não tem influência na bancada do PR
- Novos senadores tomam posse nesta quarta-feira, quatro são ministros no governo Lula
- PSB infla em véspera da eleição no Senado: Arns, Kajuru e Chico Rodrigues agora são “socialistas”
- Posse dos deputados e eleição para presidente da Câmara Federal; veja como será a sessão desta quarta (1º/02)
- Tente não chorar com a declaração de voto de Sergio Moro para a eleição no Senado
- Eleição no Senado inspira cuidados do governo Lula, que torce pela reeleição de Pacheco contra Marinho
- Flávio Arns troca o Podemos pelo PSB, partido do vice-presidente; Lula fica sem oposição no Senado