Lula definiu o esqueleto de seu governo na passagem por Brasília

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mostrou ser um craque da política nesse período de Copa do Mundo.

Em sua rápida passagem por Brasília, o próximo inquilino do Palácio do Planalto acertou com o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, a antecipação da diplomação para o dia 12 de dezembro. Isso ajudará arrefecer os atos antidemocráticos, justificou o petista.

“Seguimos em Brasília, trabalhando na transição para um governo de todos os brasileiros. Hoje serão concluídos relatórios preliminares. As análises dos grupos de trabalho mostram que teremos muito trabalho pela frente, para junto do povo brasileiro reconstruirmos o país”, informou Lula nesta quarta (30/11).

Nessa sua estada no Distrito Federal, o presidente eleito, além de torcer e acertar o resultado de 1 a 0 para o Brasil, contra a Suíça, ele comunicou o apoio da Federação Brasil Esperança – PT, PCdoB e PV – para a reeleição do deputado Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara.

Em contrapartida, a Federação deverá comandar a poderosa e estratégica Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a partir de fevereiro de 2023. O grupo político pretende ainda ampliar esse bloco com mais partidos, que irão dar sustentação ao futuro governo na Câmara.

Segundo fontes em Brasília, Arthur Lira teria concordado com as articulações da Federação Brasil Esperança.

Economia

Essa movimentação no parlamento afastam o PP e o Republicanos da aba do PL, partido do presidente derrotado Jair Bolsonaro.

Além dessa movimentação macro, Lula ainda assegurou a aprovação da PEC que retira o Bolsa Família do teto de gastos por 4 anos cujo texto ainda garante o benefício de 600 reais, bem como de R$ 150 reais adicionais para quem tiver filho de até 6 anos.

Quer mais sobre a visita de Lula a Brasília?

O presidente eleito ainda definiu o esqueleto de seu governo ao elaborar que a deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, por ora, não ocupará ministério ou cargo no governo. Ela continuará à frente da agremiação ao menos até novembro de 2023.

[Mais tarde o Blog do Esmael trará informações complementares e exclusivas sobre a montagem do ministério de Lula.]

LEIA TAMBÉM