Lula é o cara, segundo a Folha, após um mês da eleição

A Folha, que tem predileção pelo mercado, afirma que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o cara do ponto de vista da popularidade digital um mês depois da eleição.

Segundo a Folha, o Índice de Popularidade Digital (IPD) aponta que Lula teve seu melhor desempenho em redes sociais neste período ano, enquanto o presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) despencou.

O cálculo realizado pelo Quaest utiliza um indicador que vai de 0 a 100 e é divulgado pela consultoria desde junho. Lula atingiu 84,8 e Bolsonaro marcou 51,6 na medição mais recente, de segunda-feira (28/11). As curvas recentes são favoráveis para o futuro mandatário.

No dia da vitória no segundo turno, dia 30 de outubro, Lula pontuou 89,1, e atingiu a melhor pontuação nos dias em que participou da COP27. O pico (96,1) ocorreu em 16 de novembro, data em que ele falou na Conferência do Clima da ONU, com um discurso que repercutiu positivamente na comunidade internacional.

Por outro lado, Bolsonaro, que no dia do segundo turno possuía 72,8 pontos, amargou nos últimos dias sua pior sequência, com IPD na casa dos 40 pontos.

O melhor resultado recente de Bolsonaro tinha sido durante a campanha, com a marca de 88,1 registrada em 7 de outubro. Nesse mesmo dia, Lula obteve 83,7. Desde então, o presidente derrotado só despenca no índice de popularidade digital.

Economia

Após a derrota no segundo turno, o presidente cessante Jair Bolsonaro fez voto de silêncio nas redes sociais – palco que ele usava para tagarelar negacionismos, agressões e ódios.

Os apoiadores do mandatário sempre alimentaram a falsa expectativa de que haveria uma reação, em 72 horas, no entanto, já faz um mês que bolsonaristas radicalizados fazem protestos contra o resultado das urnas e dizem não reconhecer a vitória de Lula.

De acordo com a Quaeste, o IPD é calculado por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis das plataformas Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipédia e Google.

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