CPI na Câmara vai investigar Americanas cujos sócios são acionistas preferenciais da Eletrobras

Comissões Parlamentares de Inquérito irão apurar suspeitas de fraude nas Americanas, manipulação de resultados em jogos de futebol e a atuação do MST

A Câmara dos Deputados avança na criação de CPIs para investigar suspeitas de fraude nas Americanas, manipulação de resultados em jogos de futebol e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST). Com a leitura dos atos de criação das três comissões parlamentares de inquérito (CPI) pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), na quarta-feira (26/4), a investigação ganha força e chama atenção para questões relevantes em diferentes áreas.

A CPI das Americanas investigará as suspeitas de fraude envolvendo o Grupo Americanas, gigante do varejo no Brasil. O caso gerou polêmica no início deste ano, quando foram reveladas inconsistências fiscais de R$ 20 bilhões e dívidas da ordem de R$ 43 bilhões. A criação da comissão, que terá 27 titulares e igual número de suplentes, é um importante passo para esclarecer os fatos.

Os principais acionistas da Americanas são Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles, Carlos Alberto Sicupira. Eles são sócios na 3G Radar, que é a maior acionista preferencial da Eletrobras. A energética comunicou recentemente a investidores estrangeiros que poderá voltar às mãos do Estado.

Já a comissão que investigará a manipulação em resultados de jogos de futebol e apostas, com 34 integrantes, se torna fundamental em um momento em que o esporte brasileiro sofre com problemas éticos e de integridade. Recentemente, o Ministério Público de Goiás (MPGO) revelou que investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) do estado indicaram a manipulação de resultados em seis jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de 2022, além de partidas de campeonatos estaduais.

A terceira CPI, proposta pelo deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), vai investigar a atuação do MST em invasões de propriedades privadas. Com a criação da comissão, os deputados de oposição ao governo na Câmara pretendem apurar o aumento de invasões desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

É importante destacar que as CPIs possuem poderes de investigação semelhantes às autoridades judiciais e podem convocar autoridades, requisitar documentos e quebrar sigilos pelo voto da maioria dos integrantes. As investigações são um instrumento valioso para elucidar questões que merecem atenção e transparência.

Economia

As criações das CPIs representam um avanço significativo na busca por respostas e soluções para os problemas levantados, sobretudo na questão das fraudes na Americanas, que poderão significar na retomada da Eletrobras para os brasileiros. O Blog do Esmael acompanhará de perto o desenrolar das investigações e trará mais informações em breve.

LEIA TAMBÉM

Uma resposta para “CPI na Câmara vai investigar Americanas cujos sócios são acionistas preferenciais da Eletrobras”

  1. Com esses deputados golpistas e de extrema direita, é quase certo que essas CPIs serão usadas para emparedar ainda mais o governo Lula e criminalizar o MST. As que investigam a negociata da privataria da Eletrobrás e a manipulação de resultados no futebol não darão em nada. Quem viver verá.

Deixe um comentário