Twitter virou uma área não segura depois que foi comprada por Elon Musk; perfil do Blog do Esmael foi sequestrado

Desde sexta-feira (23/11), o perfil do Blog do Esmael [@esmaelmorais] foi sequestrado por cibercriminosos – que modificar o ‘user name‘ para driblar a persecução. O Twitter foi avisado pelos seus canais adequados, no entanto, até agora não agiu para recuperar o produto do furto online. Sequer deu uma resposta eficiente para a demanda.

O perfil ‘esmaelmorais’ tem 13 anos de existência e milhares de seguidores qualificados.

Nunca antes na história o perfil do Blog do Esmael tinha sido violado, mas sob a gestão de Elon Musk foi um passo.

Provavelmente, o Twitter não seja mais uma área segura para os editores de conteúdos e agentes públicos. Paira sobre a aplicação da internet uma desconfiança generalizada.

Para captar os US$ 44 bilhões usados na compra do Twitter, Elon Musk disponiblizou aos dez maiores investidores acesso especial a informações confidenciais da empresa e usuários da plataforma.

Recentemente, a transição do governo Lula disse que haverá regulação da internet. O Blog do Esmael vê com bons olhos esse tipo de controle social.

Economia

Essa regulação da internet teria um tripé:

  1. coibir a concentração de mercado das empresas de internet;
  2. garantir direitos dos usuários; e
  3. punir violações digitais.

O governo Lula também quer abrir a caixa preta dos algoritmos nas empresas de aplicação na internet, a exemplo de Google, Facebook, Twitter, Instagram, TikTok, YouTube, dentre outras.

Perfil @esmaelmorais foi sequestrado e mudado para @rarepobre e, quando rastreado, para @rastrearam

remoção de conteúdos por essas plataformas igualmente é tema caro para a mídia independente brasileira, que luta pela pluralidade de ideias e contra a ditadura da opinião única.

Ao deixar sequestrar o perfil @esmaelmorais, o Blog do Esmael entende que houve uma espécie de remoção de conteúdo extrajudicial pelo lado do Twitter – haja vista a rede social poderia facilmente restabelecer sua propriedade a quem de direito tem.

Paliativamente, foi aberto um novo perfil [@EsmaelBlog] que você pode seguir – se quiser ficar informado com os bastidores da política em Brasília e do governo Lula.

Mas a questão central é: o Twitter é uma área segura e honesta para os produtores de conteúdo?

LEIA TAMBÉM