O ano de 2023 foi tenso para os trabalhadores da Copel, empresa privatizada pelo governador Ratinho Junior (PSD), principalmente acerca do descumprimento do PDV (Programa de Demissão Voluntária) 2023 previsto no ACT (Acordo Coletivo de Trabalho).
Dito isso, o Blog do Esmael traz neste sábado (23/12) uma retrospectiva sobre a resistência à venda da energética, em maio passado, que três meses depois resultou infrutífera com a privatização.
Nesta Retrospectiva 2023, confira o que o discutíamos acerca da Copel em 22 de maio de 2023:
Curitiba (PR) está prestes a presenciar um evento histórico nesta quarta-feira (24/5), a partir das 17 horas. Uma manifestação contundente contra a venda da Copel (Companhia Paranaense de Energia) promete agitar a capital paranaense, trazendo consigo líderes partidários, parlamentares, funcionários da estatal de energia e movimentos sociais e populares. Essa mobilização plural e suprapartidária tem como objetivo criar uma conexão direta com a população e demonstrar a importância de manter a Copel como patrimônio do Paraná.
O ex-governador do Paraná, Roberto Requião (PT), confirmou sua presença no evento na Boca Maldita, Centro de Curitiba, ponto de encontro das manifestações populares e área nevrálgica da política na capital paranaense.
Ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma questão de alinhamento político, mas sim uma luta em defesa da maior e mais lucrativa estatal do estado. A Copel é uma empresa de energia exemplar em termos de eficiência e lucratividade, e sua venda, prevista para outubro de 2023, pode ter consequências drásticas para o povo paranaense. O perfil do movimento contrário à privatização convoca, de forma apaixonada, todos os cidadãos para se engajarem e dialogarem sobre o assunto.
Acesse o perfil do movimento nas redes sociais [https://www.instagram.com/acopelenossa/] para se informar e ficar por dentro de todos os detalhes dessa luta em defesa da Copel. Além disso, você também pode encontrar informações cruciais sobre a empresa energética mais eficiente e lucrativa do país em seu site oficial [https://copelenossa.com.br/].
Na Assembleia Legislativa do Paraná, a Frente Parlamentar das Estatais e das Empresas Públicas foi estabelecida, mostrando o engajamento político no combate à privatização da Copel. Essa Frente já tomou medidas efetivas, como a solicitação ao governo federal para revogar o programa de privatização da empresa e anular um decreto assinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro que afeta as regras de renovação de concessões de geração de energia elétrica em caso de privatização.
O coordenador da Frente, deputado estadual Arilson Chiorato (PT), tem se destacado nessa batalha em defesa da Copel. Ele busca não apenas a mobilização popular, mas também o envolvimento de instituições e entidades, seguindo o exemplo de mobilizações ocorridas em 2001, que impediram a privatização da estatal de energia elétrica na época. Recentemente, Chiorato esteve em Brasília, onde se reuniu com ministros na tentativa de barrar a privatização da Copel.
Quem também vem arregaçando as mangas para impedir a venda da Copel é o deputado Requião Filho (PT), líder da oposição na ALEP. Segundo ele, a história do “Estado mínimo” é uma grande besteira. “Enquanto as pessoas discutem esquerda e direita reproduzindo jargões, perdemos a oportunidade de fazer o Paraná crescer”, alerta ele.
Essa manifestação em Curitiba é um momento crucial para que a voz da população seja ouvida. É uma oportunidade para mostrar que a Copel é muito mais do que uma empresa de energia: é um símbolo de desenvolvimento, eficiência e bem-estar para o povo paranaense. Não deixe de participar e lutar por uma Copel pública e forte. Para saber mais detalhes sobre essa luta, continue seguindo o Blog do Esmael.
Serviço:
Manifestação contra a privatização da Copel
Quarta-feira, 24 de maio, às 17 horas
Boca Maldita, Centro de Curitiba.
LEIA TAMBÉM
- Arilson Chiorato: Paraná corre o risco de perder o seu maior patrimônio, a Copel
- Privatização do setor energético: Light pede recuperação judicial no Rio de Janeiro; venda da Copel sobe no telhado no Paraná
- URGENTE: Gleisi e Arilson estão no Palácio do Planalto pedindo revogação do decreto que facilita a privatização da Copel
- É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que acontecer a privatização Copel
- Light pede recuperação judicial: juros altos do Banco Central são expostos com crise nas empresas
- Filme mostra os riscos das privatizações para a sociedade brasileira [assista o vídeo]
- Lula vai ao Supremo contra a privatização da Eletrobras enquanto o Paraná luta contra a venda da Copel
- Lula reafirma em Portugal e na Espanha que não vai privatizar empresas públicas

Jornalista e Advogado. Especialista em política nacional e bastidores do poder. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.





E o BNDES? De que lado está? Vai fazer o que o Rato quer? Governo Federal vai dar mais uma ajudinha pro Rato?