Sem ponte ligando a Matinhos, Ferry boat de Guaratuba volta a cobrar pela travessia

A partir das 0h do dia 3 de janeiro, a tarifa base do Ferry boat de Guaratuba será de R$ 8,90, podendo ser paga em dinheiro ou com cartão de débito nos guichês.

A mudança encerra a gratuidade da travessia iniciada em agosto, quando entrou em vigor o novo contrato de operação do serviço.

A decisão foi tomada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que administra a travessia.

O órgão informou que a cobrança é necessária para cobrir parcialmente os custos da operação, que incluem a manutenção dos barcos, a folha de pagamento dos funcionários e os gastos com combustível.

A travessia da Baía de Guaratuba é uma importante ligação entre os municípios de Matinhos e Guaratuba, no litoral do Paraná, bem como ao município de Guaruva, em Santa Catarina.

Ela é utilizada por cerca de 1,3 milhão de veículos por ano, segundo dados do DER/PR.

Economia

A volta da cobrança da travessia é uma notícia negativa para os moradores e turistas da região, que esperavam um trânsito mais fluido e sem congestionamentos quilométricos.

A gratuidade havia sido implantada em agosto, como parte de um acordo entre o governo do Paraná e a empresa concessionária do Ferry boat, a Internacional Marítima Ltda, que vem recebendo pelo serviço diretamente do DER/PR.

A gratuidade ocorre porque não foi realizada uma nova concessão para o Ferry boat, que teve a empresa substituída em agosto, já que o prazo de operação será curto, de apenas dois anos, até a construção da Ponte de Guaratuba.

No entanto, a construção da ponte ainda não começou.

O governo do Paraná estima que as obras devem ser iniciadas em 2024 e concluídas em 2027.

No entanto, essa obra não se basta em apenas uma ponte.

É preciso alças de acessos, marginais, dentre outras intervenções da engenharia.

Até a conclusão da ponte, a travessia do Ferry boat continuará sendo a única opção para quem deseja se deslocar entre Matinhos e Guaratuba.

A volta da cobrança da travessia é um exemplo de como a falta de infraestrutura pode prejudicar o desenvolvimento de uma região.

Lamentavelmente, o que o governo do Parnaá anuncia é a volta da tarifa e dos congestionamentos no eixo Matinhos-Garatuba.

Ou seja, neste verão será tudo como dantes: congestionamentos, falta de água, de luz e infraestrutura sofrível no belo litoral paranaense.

A construção da ponte sobre a Baía de Guaratuba seria uma importante obra para o litoral do Paraná, pois melhoraria a mobilidade e a conectividade da região.

A campanha pela construção da ponte de Guaratuba foi iniciada em 2012 pelo Blog do Esmael, a pedido do falecido deputado estadual Algaci Túlio, que morava no litoral.

A ponte sobre a baía de Guaratuba teria 800 metros de extensão, e mais de 34 quilômetros de acessos e viadutos pelas PRs 508 e 412.

Além da volta da tarifa no Ferry boat, em Guaratuba, no começo do ano também voltará a ser cobrado o pedágio nas rodovias paranaenses.

Crendiospai.

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