Concessões rodoviárias do Paraná: contratos dos lotes 1 e 2 serão assinados em janeiro e fevereiro de 2024, com início da cobrança de pedágios em fevereiro e março
Os contratos dos lotes 1 e 2 das concessões rodoviárias do Paraná, que somam 1.078 quilômetros de estradas, serão assinados em 26 de janeiro e 2 de fevereiro de 2024, respectivamente, com a previsão de que as operações [volta do pedágio] iniciem um mês após as assinaturas.
A volta do pedágio mais caro do mundo às rodovias paranaenses é a principal obra do governador Ratinho Junior (PSD) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), porém essa paternidade também é reivindicada pelo ministro dos Transportes, Renan Calheiros, que se sentiu chifrado pelo inquilino do Palácio Iguaçu.
O primeiro lote, que abrange 473 quilômetros de rodovias estaduais e federais, entre Curitiba, Região Metropolitana, Guarapuava e Ponta Grossa, foi arrematado pelo Grupo Pátria em 25 de agosto de 2023.
As praças de pedágio do lote 1 estão localizadas nas seguintes rodovias:
- São Luiz do Purunã (BR-277);
- Lapa (BR-476);
- Porto Amazonas (BR-277);
- Imbituva (BR-373); e I
- Irati (BR-277).
O segundo lote, que tem uma extensão total de 605 quilômetros e abrange as regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro, foi arrematado pelo Grupo EPR em 29 de setembro de 2023.
As praças de pedágio do lote 2 estão localizadas nas seguintes rodovias:
- São José dos Pinhais (BR-277);
- Carambeí (PR-151);
- Jaguariaíva (PR-151);
- Sengés (PR-151);
- Quatiguá (PR-092); e
- Duas em Jacarezinho (BR-153 e BR-369).
Os novos valores das tarifas dos pedágios dos dois lotes foram divulgados em novembro de 2023.
Com a assinatura dos contratos dos lotes 1 e 2, as concessões rodoviárias do Paraná [cobrança de pedágio] estarão em fase de operação em aproximadamente 70% do total de 3.300 quilômetros de rodovias que serão concedidas pelo governo federal.
Os próximos lotes a serem leiloados são o 3 e o 6, com previsão de ocorrer no segundo semestre de 2024.
Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.