Governo Richa promete tirar do papel em 60 dias ponte Matinhos-Guaratuba

DER convoca empresas para construção da ponte Matinhos-Guaratuba; Blog do Esmael lançou campanha pelo início da obra em dezembro de 2012 com apoio do Crea, Fiep, UGT, Assindilitoral, além várias lideranças políticas e empresariais do Paraná; governo Richa pretende desengavetar projeto lançado pelo antecessor Pessuti.
DER convoca empresas para construção da ponte Matinhos-Guaratuba; Blog do Esmael lançou campanha pelo início da obra em dezembro de 2012 com apoio do Crea, Fiep, UGT, Assindilitoral, além várias lideranças políticas e empresariais do Paraná; governo Richa pretende desengavetar projeto lançado pelo antecessor Pessuti.
Em dezembro de 2012, este blog lançou campanha pela construção da ponte Matinhos-Guaratuba (clique aqui para relembrar), sobre a baía de Guaratuba, com 800 metros de extensão, e mais de 34 quilômetros de acessos e viadutos pelas PRs 508 e 412.

Várias entidades, como Fiep, UGT, Crea, Assindilitoral, e lideranças políticas como o ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) se pronunciaram a favor da iniciativa do blog (baixe o material da campanha).

Pois bem, o governo Beto Richa (PSDB) promete desengavetar projeto lançado por Pessuti no final de 2010. A seguir, leia reportagem de Lina Hamdar, no jornal Metro:

DER chama empresas para fazer ponte de Guaratuba

Um desejo antigo de moradores e usuários do ferryboat, no litoral do estado, pode sair do papel. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) informou ao Metro Jornal que vai abrir uma chamada pública para as empresas interessadas em construir e operar uma ponte na PR-412, ligando os municípios de Matinhos e Guaratuba.

O edital será enviado para a procuradoria jurídica ainda hoje e, se estiver de acordo, deverá ser lançado em 60 dias, segundo previsão do governo.

Economia

As empresas interessadas terão 30 dias para apresentar as propostas. Elas terão que conter um estudo técnico de viabilidade, com soluções para as vias de acesso de entrada e saída, e também sobre a exploração da ponte.

O assessor de planejamento do DER, Gilson Beckert, afirma que a construção envolve avaliações ambientais e técnicas. Ali é uma área sensível. Se você joga um tráfego pesado, pode prejudicar os balneários. à‰ um estudo ambiental muito grande e é preciso ver se é possível. Senão, a tarifa para cruzar a ponte será muito alta!, comenta.

Se tudo estiver de acordo, a expectativa do departamento é de que a vencedora comece a obra na metade do ano que vem.

Mesmo sem o edital publicado, duas empresas já manifestaram interesse em participar do processo, de acordo com o DER.

Custo
O Departamento de Estradas de Rodagem avalia que ainda é cedo para falar no custo da obra. Isso porque o valor vai depender da tecnologia utilizada e da distância da ponte.

Os estudos é que vão dizer o tipo de ponte, se será estaiada ou não, por exemplo, e cada um tem seu preço. Por isso, é preciso ir com calma!, diz Beckert.

Protesto
No início deste mês, moradores chegaram a fechar o ferryboat como forma de protesto para pedir a construção da ponte em substituição a atual balsa. A reivindicação era pela necessidade do desenvolvimento comercial e turístico da cidade.

A prefeita de Guaratuba, Evani Justus, veio a Curitiba no mês passado especialmente para cobrar do governo uma solução para a travessia, que mesmo em dias de semana está demorando até duas horas para ser feita. Algumas melhorias nas balsas foram feitas pela concessionária desde então.

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