Governador do DF, Ibaneis Rocha, retorna imediatamente ao cargo após decisão do STF após 61 dias de “gancho”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), retorne imediatamente ao cargo, revogando a medida cautelar que o afastou por 90 dias em 8 de janeiro.

Moraes afirmou que “não estão mais presentes os requisitos exigidos pelo art. 282 do Código de Processo Penal para a concessão de medidas cautelares”.

A decisão foi confirmada em Plenário por maioria dos votos dos ministros da Corte.

O afastamento de Ibaneis foi uma consequência da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes por extremistas em 8 de janeiro.

No afastamento, Alexandre de Moraes disse que houve “omissão” e “conivência” de diversas autoridades da área de segurança e inteligência, incluindo do governador.

Policiais militares do DF, subordinados a Ibaneis, não barraram os manifestantes e não fecharam a Esplanada dos Ministérios, a despeito de pedidos feitos por Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Publica.

Economia

A defesa de Ibaneis pediu a revogação do afastamento, e a Procuradoria-Geral da República se manifestou a favor da revogação após 61 dias do afastamento [gancho].

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário