Ao vivo: CPI do Golpe ouve Coronel Naime, ex-chefe da PM do DF

O ex-chefe do Departamento de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Jorge Eduardo Naime, presta depoimento aos deputados e senadores que investigam os ataques às sedes dos Três Poderes.

O militar é investigado por suspeita de omissão no dia dos ataques de 8 de janeiro.

Coronel Naime, que recebeu aval do STF para ficar em silêncio nas questões que possam levar à autoincriminação, apresentou um atestado médico de depressão como justificativa para não comparecer à comissão.

No entanto, a secretaria do colegiado solicitou uma reavaliação do laudo pela junta médica do Senado Federal, garantindo que o coronel preste seu depoimento.

Acompanhe ao vivo pelo Blog do Esmael [texto continua após vídeo]:

A oitiva do coronel Naime está marcada desta segunda-feira (26/6) está sendo transmitida ao vivo pelo Blog do Esmael.

Economia

O depoimento é de extrema importância para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, que investiga os atos golpistas ocorridos em Brasília, visando a apuração dos acontecimentos do dia 8 de janeiro.

No dia dos ataques, Naime estava de folga e foi substituído pelo coronel Paulo José Ferreira. Contudo, ele compareceu à Esplanada dos Ministérios, prendeu manifestantes e acabou ferido por um rojão.

Dois dias após os acontecimentos, Naime foi exonerado pelo então interventor na Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli.

A autorização para que o coronel Naime fique em silêncio nas questões que possam levar à autoincriminação foi concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O depoimento do coronel será acompanhado de perto pelos parlamentares, que buscam esclarecer os fatos relacionados aos ataques e a atuação da polícia militar no evento.

A CPI do Golpe tem como objetivo investigar os atos golpistas ocorridos em Brasília, a partir do resultado da eleição presidencial em 30 de outubro.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário