Lula recebe Fernández em encontro estratégico para ajudar a Argentina em meio à crise econômica [vídeo]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (26) o presidente da Argentina, Alberto Fernández, no Palácio do Planalto, em Brasília. Essa foi a quarta reunião entre os dois líderes neste ano, demonstrando a proximidade e a importância das relações bilaterais entre Brasil e Argentina.

Os argentinos enfrentam uma grave crise econômica, com a desvalorização da moeda local, perda do poder de compra e altos índices inflacionários. Além disso, uma seca histórica afetou as safras de grãos, aprofundando ainda mais a crise e colocando em risco as metas acordadas com o Fundo Monetário Internacional (FMI) no pagamento das dívidas.

Nesse contexto, Lula tem buscado iniciativas de ajuda ao país vizinho, visando evitar uma queda nas exportações brasileiras.

Economia

Durante sua viagem ao Japão no mês passado, o presidente brasileiro discutiu a situação econômica da Argentina com a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, e também buscou apoio junto ao Brics, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A visita de Fernández a Brasília faz parte das comemorações dos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Argentina, e foi realizada a convite de Lula. Essa celebração ressalta a importância estratégica e prioritária das relações entre os dois países, que são os principais parceiros comerciais na América do Sul.

Natal Foz

O Brasil atribui grande importância à Argentina, considerando-a um eixo fundamental do Mercosul e do processo de integração sul-americana.

Durante a reunião privada, os líderes discutiram medidas para auxiliar a recuperação econômica da Argentina e evitar uma deterioração ainda maior de sua situação financeira.

Detalhes sobre as discussões e possíveis acordos ainda foram divulgados em um comunicado conjunto à imprensa.

Assista o vídeo:

LEIA TAMBÉM