Raúl Castro oficializa saída dos comandos político e militar de Cuba

Após 60 anos da conversão de Cuba ao socialismo, em 1961, nenhum sobrenome Castro estará daqui em diante no comando da Revolução liderada pelos irmãos Raúl e Fidel Castro cujo trunfo ocorreu em 1º de janeiro de 1959.

Raúl Castro oficialmente deixou os comandos político e militar de Cuba –pela primeira vez em seis décadas– não participar do Bureau Político do Partido Comunista.

O anúncio da aposentadoria de Raúl Castro se deu nesta segunda-feira, 19 de abril 2021, quando a ilha caribenha lembra a derrota imposta aos Estados Unidos em Playa Girón, na Invasão da Baía dos Porcos. Os americanos treinaram, armaram e dirigiram [via CIA] um grupo paramilitar de exilados cubanos anticastristas.

O presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, foi eleito hoje Primeiro Secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba, depois de realizada a primeira reunião plenária desse órgão, eleito pelos delegados ao 8º Congresso do Partido.

A informação foi relatada pelo próprio General do Exército Raúl Castro Ruz, após anunciar os 14 membros do Bureau Político, dos quais nove camaradas foram ratificados e cinco foram incorporados como novos membros.

Leia também

Economia