Eleição para diretores de escolas testa “democracia” de Beto Richa

Governador Beto Richa (PSDB) vai testar nesta quinta-feira (3) "democracia" e "popularidade" entre educadores, pais e alunos; eleições para diretores de escola mobiliza mais de 6 milhões de paranaenses; disputa de amanhã, no ambiente escolar, é o primeiro pós-massacre de 29 de abril; senador Roberto Requião (PMDB), em vídeo, pediu para que professores não votem em candidatos do tucano.

Governador Beto Richa (PSDB) vai testar nesta quinta-feira (3) “democracia” e “popularidade” entre educadores, pais e alunos; eleições para diretores de escola mobiliza mais de 6 milhões de paranaenses; disputa de amanhã, no ambiente escolar, é o primeiro pós-massacre de 29 de abril; senador Roberto Requião (PMDB), em vídeo, pediu para que professores não votem em candidatos do tucano.

Professores, funcionários, pais e alunos escolhem nesta quinta-feira (3) novo diretor de 2,1 mil escolas da rede pública do Paraná. O processo eleitoral envolve, direta e indiretamente, cerca de seis milhões de paranaenses. O mandato do gestor eleito será de quatro anos.

Portanto, amanhã será mais um capítulo de uma conturbada novela que vem desde o adiamento nas eleições que seriam no ano passado, até a proposição de novas regras pelo governador Beto Richa (PSDB), e a aprovação da nova lei pela Assembleia Legislativa.

Todo esse processo vem sendo marcado por um lado pela tentativa de Beto Richa em emplacar seus aliados no chão da escola; e por outro pela resistência de professores, estudantes e comunidades escolares para garantir o mínimo de democracia e autonomia de pensamento das instituições de ensino.

Nas eleições desta quinta-feira não será diferente. Em muitas escolas vão estar na disputa dois projetos distintos. Um mais democrático, de valorização da educação pública, de valorização dos servidores. Outro partidário do governador, representando o massacre de 29 de abril e a escola que não pensa.

Parece uma disputa simples, menor. Mas ela poderá fazer toda a diferença para planos de Beto Richa. Basta lembrar que foi a mobilização das comunidades escolares, a partir das escolas, que reverteu momentaneamente a intenção do governo de fechar cerca de 150 escolas por todo o estado.

Com diretores favoráveis e obedientes às ordens do governo, a resistência fica mais difícil.

Várias lideranças políticas estão se engajando nessa batalha. O senador Roberto Requião (PMDB), pede através de um vídeo que as comunidades não votem em diretor que apoiou o massacre dos professores no último dia 29 de abril.

Com o voto universal, aumenta o peso do voto dos estudantes e pais e diminui a importância do voto dos professores e funcionários. Assim, fica mais fácil usar estruturas políticas locais, de aliados do governador, para mobilizar e fazer campanha.

Por isso, mais do que nunca é importante a presença e o diálogo dos professores e servidores com as comunidades.

O que está em jogo é o futuro das escolas públicas do Paraná.

20 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. FOI A ELEIÇÃO MAIS DEMOCRÁTICA DOS ÚLTIMOS ANOS.

  2. A foto trata-se da última campanha para governo do Estado, em que a sua querida Lau campanhou descaradamente para o sr. governador.
    Quando essa foto eclodiu, a mesma deu três desculpas diferentes, sendo a última delas a de que estaria como espiã do Requião.

    Quem não conhece a figura, que a compre!

  3. Meu caro, o professor Rubens está coberto em razão.
    Usar uma foto com data e contexto desconhecidos,é algo deplorável. Me diga mais sobre esta foto de que tens tanto conhecimento de causa.

    • primeiro não tenho conhecimento de causa nenhuma, não apoie e não apoio esse governo de medíocres e privatistas que tem somente a pretensão de privatizar setores ou “fatias” do Estado a seus interesses e de seus “amigos”. Meu candidato foi o Amadeu Felipe do PCB. Quanto a foto devemos sempre analisar o porque da imagem, qual o sentido de esta imagem neste momento e sua intencionalidade. Imagens dizem uma parte da história sempre depende de quem as lê a publica.

  4. Diretor de escola publica não deveria ser eleito. Deveria prestar concurso e concorrer para o cargo. Democracia nesse caso contribui para eleger pessoas não qualificadas para exercer a função.

  5. “É importante a rejeição das chapas alinhadas com governo do estado. O governo violentou as escolas, violentou as comunidades escolares e os professores. E é importante para o aprendizado democrático do Paraná que os pais de alunos, os professores e os funcionários não beijem a ponta do chicote que os açoita (…)Vamos dar uma resposta agora, e eleger chapas de diretores que prestigiem a liberdade da educação, a importância do ensino público do Paraná. É a hora de darmos demonstração clara que temos vergonha na cara” -Requião, senador do Estado do Paraná.

  6. As vésperas do pleito, é no mínimo tendencioso publicar este material, o organizador do blog, como formador de opiniões, mesmo que superficiais, deveria ser mais criterioso nas suas publicações. Como professor do Colégio Estadual do Paraná e apoiador da chapa 1 entendo que este processo eleitoral deve ocorrer dentro dos muros da escola e não atendendo interesses de grupos políticos e sindicatos. A democracia, além de ensinada deve ser aplicada. Ou será democrático apenas quando atende aos interesses de terceiros? Não acredito seja ensinado desta forma na escola.

  7. Sou professor do Colégio Estadual do Paraná, acompanho suas matérias, entretanto, é no mínimo tendencioso as vésperas do pleito postar imagens desqualificando este ou aquele candidato, acredito que como formador de opinião, ainda que rasa, o organizador do blog deveria se manter neutro. Ou a democracia só é válida quando atende aos interesses de grupos? Não acredito que seja isso que meus colegas ensinam em sala de aula. Democracia é para todos.

  8. Para quem ainda não sabe este ano o voto é paritário, significa que o VOTO DO ESTUDANTE OU QUALQUER MEMBRO DA COMUNIDADE ESCOLAR TEM O MESMO PESO.
    Como se tem visto, principalmente no Brasil, não podemos escolher pelo partido, mas sim pela competência do candidato, pelas suas realizações.
    Devemos respeitar o trabalho realizado por excelentes profissionais.

  9. Diretor bom é o alinhado com o PT, certo?
    Democracia boa é aquela onde os pais e estudantes não votam, facilitando eleger um diretor petista, certo?
    Em outras palavras, democracia boa é aquela onde só eu ganho, ok?
    Acho ridículo o envolvimento de políticos nesse assunto. Claramente um oportunismo visando angariara simpatia e votos. Se trabalhassem tanto pela educação, os filhos e netos de políticos como o Requião poderiam estudar em escolas públicas.

    • Não. É o senhor que está acusando. Eu acho que não votar em adeptos de Beto Richa já está de bom tamanho. Vale votar em gente do PP, PCdoB, PMDB,PDT,PROS, PEN e até e finalmente, em gente do PSDB que não endosse atitudes de Beto Richa, pois aí já seria demais.

    • Tem escola que a chapa vencedora teve como proposta internet wi-fi grátis!E só! Proposta pedagógica ?Nenhuma!

  10. A Democracia de Beto Richa PSDB, já foi testada em 29 de abril de 2015 e tem um nome: O Dia do Massacre, neste dia ele utilizouu todo o aparato repressivo destinado a prevenir e reprimir crimes e criminosos, contra os professores e funcionário públicos do Estado do Paraná, de uma forma tão violenta que abalou em milhões de brasileiros a esperança de vivermos em um regime democrático, seus atos foram próprios de um ditador tão sanguinário quanto os piores que já existiram, não tenham dúvidas, ele não é nada, nada democrático, ele é um tirano apoiado por um judiciário omisso, uma imprensa suja, uma Camara submissa, uma policia joviana, cercado de uma serie de dilapidadores da coisa pública.

  11. Só gostaria de saber porque o voto do professor deve valer mais do que o meu que posso ser estudante ou pai de aluno.
    Eu tenho o direito de decidir o que acho melhor para o meu futuro e dos meus filhos, netos e etc. Ambos os lados podem fazer campanhas e comprar votos. Sempre foi assim, sempre teve os modos de compras de ambos os lados.

    • a questão não é se o voto vale mais ou menos acabou-se por ser pautado neste falso argumento o fato e´mantermos a proporcionalidade é simples de se entender porque temos votos proporcionais aos cargos de deputados federais? se não houve e fosse apenas pela população deste Estado São Paulo elegeria sozinho a maioria do Congresso Nacional. Numa democracia nenhuma categoria deve se sobrepor a outras, por isso da paridade, é assim na universidade para que todos estejam proporcionalmente representados.

    • Você como pai de aluno tem sim o direito de contribuir para a escolha da direção do colégio de seu filho. Posso falar por experiência própria a qual estou vivendo. No CEP temos cerca de 5000 alunos e 400 professores, sem contar os pais de alunos e funcionários. A questão do voto do professor “valer” mais do que o restante é o fato desta imensa diferença entre o número de alunos e número de professores, tornando agora, com este novo método, a decisão tomada apenas por uma face da escola, que é o aluno. Fora também o fato de que, com a mudança na lei, o governo tem maior facilidade de colocar quem quiser na direção dos colégios estaduais.

  12. Esse é o modo psdbosta tucanalha de governar. Atropelando de forma brutal um processo de eleição que já estava muito bem estabelecido, democrático e justo. Beto Hitler, uma vergonha total, nacional e internacional, para os paranaenses.

  13. Sempre leio e posto mensagens em seu blog, e quero esclarecer que sou apoiador da chapa 01 do Colégio Estadual do Paraná, e também deixar bem claro que nossas chapa em nenhum momento representa interesses desse governo comprometido com o desmonte da escola pública e a repressão a todo movimento que conteste seu medíocre governo. No meu caso sempre estive na luta contra qualquer governo que se utilize de métodos anti democráticos e repressivos e que tenha por principio a privatização da escola pública. O que me estranha é que neste exato momento seja publicado uma foto da professora Laureci concorrente a eleição pela chapa 01, para “ilustrar” diretores comprometidos com esse governo. Sabemos muito bem que imagem tem intencionalidades, e ficou muito claro o porque dessa foto. E ainda mais o porque dessa foto sendo que temos eleições em todas as escolas desse Estado e poderia ter postando qualquer uma de qualquer escola. E antes que o argumento seja que o CEP é importante lembrar que todas as escolas são importantes. Não é assim que se constrói a democracia, não é assim que queremos construir um processo mais transparente, utilizando-se de instrumentos de setores de direita, e utilizo esse termo porque ainda não foi superado. A democracia nas escolas é uma conquista de todos os alunos, alunas, professores, professoras, funcionários e funcionárias e a comunidade que enfrentou a repressão de Alvaro Dias, e a criatura superou o criador tratando-se de Carlos Alberto Richa.

    • Professor Rubens, nada pode ser mais claro do que a imagem. Uma foto com o Beto Lixo, não tem perdão. Era melhor nunca ter tirado. Mas depois de tirar uma foto em apoio ao Beto Lixo nas eleições onde grande parte dos professores foram contra, é ter a certeza que nenhum professor irá gostar. Negar isso, agora? Honestamente é o que tentarão os candidatos a prefeito e vereadores no próximo ano. Os adversários irão mostrar a foto com o Beto Lixo, e aí não tem mais nada que se possa fazer ou dizer. É como chegar em casa 5 da manhã com baton na cueca. Já era.

  14. Beto lixo,da nojo *45 P S D B *um retrocesso vergonha.