A eleição de Javier Milei, da ultradireita, serviu como alerta para a esquerda brasileira
A vitória do economista ultradireita Javier Milei nas eleições presidenciais da Argentina, no domingo (19/11), é um alerta para a esquerda brasileira.
O resultado de Milei, que obteve vantagem de quase 12 pontos, representa uma ascensão da extrema direita na América Latina e pode ter repercussões no Brasil.
>>Ministro de Lula exige desculpas de Milei por ofensas
Em uma entrevista ao vivo para o canal MyNews, o militante histórico do PT Daniel Godoy Junior analisou a eleição argentina [assista abaixo].
Godoy destacou que a vitória de Milei é um retrocesso democrático e que representa uma ameaça à memória e à justiça das ditaduras militares que assolaram a Argentina e o Chile na década de 1970.
“A vitória de Milei é uma derrota para a esquerda brasileira e continental”, afirmou Godoy.
“Ela mostra que o espectro do saudosismo fascista está muito presente na América Latina e que é preciso que a esquerda se mobilize para combatê-lo.”
>>Bolsonaro faz videochamada com Milei protegido por um facão
A eleição de Milei também é um sinal de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve fazer uma reflexão sobre o que estaria inspirando a ascensão da extrema direita na América Latina.
>>Milei é duríssimo teste para Argentina, diz Gleisi
Mas, afinal, o que explica a vitória de Milei?
A vitória de Milei pode ser explicada por uma série de fatores, incluindo a crise econômica argentina, a insatisfação da população com os partidos tradicionais e a ascensão das redes sociais.
A Argentina enfrenta uma grave crise econômica, com inflação de 140%.
Essa crise contribuiu para o desgaste dos partidos tradicionais, que não conseguiram oferecer soluções para os problemas do país.
>>Como a vitória de Milei pode ser uma oportunidade para Lula
Além disso, a ascensão das redes sociais permitiu que Milei se comunicasse diretamente com a população, sem depender dos meios de comunicação tradicionais, que são controlados pelos partidos tradicionais.
Segundo Godoy Junior, as pessoas debatem hoje nas mídias sociais e não em canais abertos de televisão.
O que significa a vitória de Milei para a esquerda brasileira?
A vitória de Milei é um alerta para a esquerda brasileira, um desafio para o PT nas eleições de 2024 e na reeleição de Lula em 2026.
O resultado mostra que é preciso que a esquerda reflita sobre sua estratégia de comunicação e sobre suas propostas para enfrentar a ascensão da ultradireita.
A esquerda brasileira precisa se comunicar de forma mais eficaz com a população, especialmente nas redes sociais.
>>Sergio Massa reconhece a vitória Javier Milei
Daniel Godoy Junior, experiente advogado que vive em Curitiba, no Paraná, observa que o governo federal tem privilegiado as grandes corporações de mídia tradicional em detrimento de sites nas mídias sociais.
Além disso, a esquerda precisa apresentar propostas concretas para enfrentar os problemas econômicos e sociais do país.
A esquerda brasileira também precisa se unir para enfrentar a ascensão da ultradireita.
A fragmentação da esquerda é um dos fatores que facilita a vitória de candidatos de extrema direita.
A eleição de Javier Milei na Argentina é um alerta para a esquerda brasileira.
A Argentina ao se dolarizar o dólar abaixará no Brasil, porque entrará mais dólares no Brasil devido à Argentina comprar mais do Brasil do que o Brasil comprar da Argentina. Logo, tudo o que depende do dólar vai ter preço reduzido.
Que isso sirva de alerta para o atual governo não ficar de utopias, pois a direita raivosa ainda está viva e dando cria pelas Américas. Que o Presidente Lula, faça um governo coerente e que de fato alavanque o crescimento da economia brasileira, pois, será o caminho que dará ao empresário, o caminho do crescimento e ao trabalhador a garantia do postos de trabalho. Se não ficar esperto e ficar delirando ou se incomodando com assuntos que não nos interessa neste momento, porque infelizmente, guerras pipocam por todos os lados. Ele irá perder o fovo que é o crescimento da economia brasileira e dará moral para os direitões voltarem a mentir para o povo e os enganar novamente como fizeram em 2018 e agora na Argentina. Foco na economia brasileira Presidente Lula, e que os argentinos que cuidem de seus bolsonaristas.