O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no X, felicitou a vitória do extremista Javier Milei na Argentina.
“Desejo boa sorte e êxito ao novo governo”, escreveu o petista, sem citar o nome de Milei.
A ascensão do candidato de extrema direita no país vizinho pode ser uma oportunidade para Lula, que tem a chance de dar um cavalo de pau na economia.
>>Sergio Massa reconhece a vitória Javier Milei
Um dos caminhos para o presidente Lula seria mudar os ministérios para dar uma guinada à esquerda.
Apesar de eleito sob o signo da esquerda, Alberto Fernández fez um governo de centro-direita.
A vitória de Milei ocorreu com quase 12 pontos de vantagem em virtude do desalento dos argentinos com a questão econômica.
O Brasil não pode repetir a Argentina, portanto.
>>Rui Costa pode ser a aposta do PT nas eleições de Salvador em 2024
Aqui está a íntegra da mensagem do presidente Lula:
A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica.
Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos.
>>Janones vem aí, segundo Gleisi
Acho que o Presidente LULA deve dar o primeiro passo e aguardar.
Faltou os argentinos aprenderem uma antiga lição vinda com um ditado coerente: “Os sábios aprendem com os erros alheios”…
Como é uma questão diplomático, é o que se deve fazer. Mas, que o Presidente Lula fique de olho no Bozo, que vai querer aparecer na posse do Milei como “representante do povo brasileiro”. Já que seus filhos e seguidores apoiaram o Milei. Só acho que os gringos logo, logo, vão perceber a burrada que fizeram, como nós em 2018.