O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), exigiu que o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, peça desculpas pelas ofensas contra o presidente Lula durante a campanha.
Pimenta disse que Lula não irá telefonar para felicitar Milei, que venceu o peronista Sergio Massa até que um pedido de desculpas seja formulado pelo presidente eleito de extrema direita.
>>Como a vitória de Milei pode ser uma oportunidade para Lula
“[Ele] ofendeu de forma gratuita o presidente Lula. Cabe a ele um gesto como presidente eleito de ligar para se desculpar. Depois que acontecesse isso eu pensaria na possibilidade de conversar”, explicou Pimenta.
Na campanha eleitoral, Javier Milei Milei xingou Lula de comunista, ladrão e corrupto, dizendo que não pretendia se encontrar com o presidente brasileiro se fosse eleito.
>>Milei é duríssimo teste para Argentina, diz Gleisi
Em sua manifestação pelo resultado das eleições, Lula comemorou o resultado pelos argentinos sem citar o nome do presidente eleito.
Cabe a Milei ligar para Lula e se desculpar por ofensas, insistiu o ministro Paulo Pimenta, indicando a tensão no Palácio do Planalto, após a vitória de Javier Milei.
>>Bolsonaro faz videochamada com Milei protegido por um facão
O presidente eleito de extrema direita venceu o segundo turno contra Massa, que encarnava o desastre na economia argentina, voltada ao mercado financeiro, em detrimento de uma política desenvolvimentista como defendia a senadora e vice-presidente Cristina Kirchnner.
A especulação em Brasília é de que a vitória de Milei pode acelerar a reforma ministerial do presidente Lula, que pode dar uma guinada à esquerda no governo, bem como acionar o freio de arrumação na economia.
Para o Palácio do Planalto, a derrota de Sergio Massa – identificado com a centro-esquerda – é um recado objetivo para Lula e o PT.
Some-se à vitória da direita, o presidente eleito convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para visitar a Argentina enquanto preteriu Lula.
Além disso, Milei anunciou sua primeira visita a Israel ao invés de prestigiar o vizinho Brasil.
Não sou vã de direitões, mas, o Ministro Pimenta, não deveria se envolver nos assuntos do Itamaraty, e nem opinar, sobre o que o Presidente Lula deverá fazer. Como o Presidente Lula, de forma informal, já fez uma mensagem via redes sociais para o Milei, e até o momento não obteve uma resposta de agradecimento, até pelo contrário, fez um convite ao Bozo, que tá dando na cara que vai armar um circo em Buenos Aires, para dizer que é o “representante” da Nação Brasileira, e se isso acontecer. Quando ele volta da viagem, com uso do dinherio público, já que vive dos repasses do seu partido para viver. Que Ministro da Justiça designe que a PF fique o esperando e o leve para a Papuda que lá e lugar dele e não ficar por ai disseminando fake news, porque se disser assim, estár comentendo um crime de estelionato, já que não foi eleito e nem terá autorização do atual governo para o faze-lo. Sou brasileiro, e não admito que ele vá lá em nome da Nação Brasileira. Se quiser falar em nome do MUNDO GADO dele, que o faça, mas, não em nome da NAÇÃO BRASILEIRA.