STF em Ruínas: Conheça os estragos causados pelos ataques golpistas

A sede do Supremo Tribunal Federal (STF) foi alvo de ataques durante o golpe ocorrido no último dia 8 de janeiro. O prédio foi o mais depredado pelos manifestantes golpistas, que também vandalizaram o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional.

Os peritos da Polícia Federal precisaram trabalhar ao longo de três dias para lidar com o rastro de destruição no STF. Cerca de 50 profissionais colheram digitais e indícios que podem identificar os autores do vandalismo. Restauradores também recolheram fragmentos de peças históricas.

A depredação atingiu as áreas internas dos três andares do prédio, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Pequenos cacos de um vaso chinês que ornamentava o salão nobre foram cuidadosamente resgatados para análise e possível restauração. O próprio salão virou um amontoado de cadeiras e móveis desmantelados.

No plenário, onde ocorrem os julgamentos, a visão a partir da mesa da presidência do STF era de poltronas e mesas destruídas, além de papéis espalhados no chão. Até estruturas de mármore foram arruinadas, bem como bustos que adornavam o hall de entrada. Os vândalos ainda tentaram incendiar cadeiras do plenário e a sala da Presidência.

Os painéis de vidro da fachada que não foram estilhaçados exibiam mensagens frequentemente empregadas por bolsonaristas, como “a pior destruição é o comunismo” e “feliz é a nação cujo Deus é o senhor”. Ironicamente, uma Bíblia também restou no chão entre os escombros do dia 8 de janeiro.

Esses terroristas planejavam o caos absoluto para justificar uma intervenção militar – por meio de decreto de estado de defesa, segundo documento apreendido na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres – para destituir o presidente Lula.

Economia

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, escreveu mensagem no Twitter elogiando o trabalho da Polícia Federal.

“Parabéns à Polícia Federal pelo belíssimo trabalho de polícia judiciária e perícia que vem realizando nas investigações sobre os atos terroristas do último Domingo. O Brasil tem orgulho de sua polícia, verdadeira instituição de Estado e uma das melhores do mundo.”

Segundo levantamento do interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, cerca de 1,2 mil pessoas foram indiciadas, bem como financiadores do golpe identificados e eles serão punidos na forma da lei.

Alexandre de Moraes vê ruínas no STF
STF em Ruínas: Conheça os estragos causados pelos ataques golpistas

LEIA TAMBÉM