O Fórum Paranaense de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, que reúne 9 partidos, por meio de nota, repudiou neste sábado (14/1) a nomeação, mesmo que interina, de um homem e branco para comandar a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial do Estado do Paraná.
Mulheres do PDT, Republicanos, PSB, PROS, PSB, PSDB, PCdoB, PV, Cidadania e PT acreditam que o governador Ratinho Junior (PSD) é misógino, não gosta das mulheres, a exemplo de seu guru e amigo Jair Bolsonaro. [Que Deus o tenha!]
Para elas, o governador Ratinho Jr. mostra total falta de cuidado e sensibilidade para esta área de políticas públicas para as mulheres e negros do Paraná.
Além disso, protestam elas, foram nomeados diversos homens para compor os demais cargos de direção da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial. O secretário escolhido foi Rogério Carboni, que acumula a Secretaria da Família.
“Fato Lamentável!”, diz as mulheres de nove agremiações partidárias.
Abaixo, leia a íntegra da nota do Fórum das Mulheres:
Nós, do Fórum acreditamos na capacidade das mulheres.
Sabemos que na própria estrutura de governo tem mulheres competentes e capacitadas que poderiam ocupar esse espaço – até a definição final de um nome para comandar a pasta. Ratinho Junior criou a nova Secretaria de Mulheres e Igualdade Racial para o seu segundo mandato, mas na primeira medida desconsidera totalmente as mulheres de seu Estado.
Entendemos que a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, deva ter como uma das medidas fundamentais o olhar transversal de gênero, classe e raça nas políticas públicas, com orçamento e estrutura próprias e o fortalecimento do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
É injustificável um governo compostos por vários partidos aliados em sua base, não contemplar uma liderança feminina. O que ocorreu só mostra o quanto o governador Ratinho Junior se importa com a participação das mulheres e dos negros na sua administração pública.
Em caráter de urgência, queremos a revogação do Decreto Nº 142, que nomeou um homem e branco para o cargo de Secretário da Mulher e Igualdade Racial, essa pasta tem de ser comandada por uma mulher e negra!
Fórum Paranaense de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos.
Curitiba, 14 de janeiro 2022.
- Ana Moro (PDT-PR)
- Marcilene Soares da Silva Paes (Repulicanos-PR)
- Maria Ezi Cheiran Neta (PSB-PR)
- Daniella Blanc Pierri Marques (Pros-PR)
- Maria Ezi Cheiran Neta (PSB-PR)
- Rosalina Batista (PSDB-PR)
- Elza Maria Campos (PCdoB-PR)
- Maria Letícia (PV)
- Mirella Ferraz (Cidadania-PR)
- Mayara Medeiros (PT)
- #mulheresdepartidos.pr
LEIA TAMBÉM
- Bolsonaro chorou ao ter pedido da PGR para incluí-lo na investigação sobre atos terroristas no STF
- Gleisi Hoffmann: ‘Que isso, Ratinho Jr?’ – Ela critica homem branco como secretário da Mulher e Igualdade Racial no Paraná
- Antecedentes criminais chocantes: os presos por atos antidemocráticos e terrorismo possuem históricos de homicídio, ameaça e furto