Ronaldo Caiado, ex-Bolsonaro, agora é Lula

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), que é um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), elogiou a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de valorizar o relacionamento com os governadores, mesmo os da oposição.

Caiado elogiou que a decisão de Lula de reunir todos os 27 governadores em 30 dias e envolvê-los nas decisões mostra que ele sabe fazer política, sinalizando que entende que a campanha acabou e que agora está focado em governar em parceria com os estados.

Nunca é demais recordar que Caiado é um velho conhecido de Lula. Na eleição de 1989, a primeira pós-democratização, eles disputaram aquele pleito presidencial em que o petista foi ao segundo turno contra Collor de Mello.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), que é aliado de Lula, também elogiou o encontro, dizendo que marcou o retorno do debate sobre questões federais.

Sobre a reunião de Lula com os governadores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os governadores de 26 estados e do Distrito Federal decidiram criar um conselho federal de diálogo, denominado Conselho da Federação, e um plano comum de investimentos em obras entre o governo federal, estados e municípios.

O conselho será uma mesa permanente com representação do governo federal, por meio do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, seis representantes dos governos estaduais, sendo um de cada consórcio regional, e seis representantes de organizações nacionais de prefeitos, como a Frente Nacional de Prefeitos, a Confederação Nacional dos Municípios e a Associação Brasileira de Municípios.

Economia

Adicionalmente, o plano de investimento em obras será liderado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, com a participação do ministério interessado.

LEIA TAMBÉM