Requião pode ser o 38º ministro do governo Lula

Requião pode ser o 38º ministro do governo Lula

O ex-governador do Paraná e ex-senador da República, Roberto Requião, poderá ser o 38º ministro do governo do presidente Lula.

O veterano político paranaense está sendo cogitado para o Ministério do Mercosul, que ainda será criado pelo Palácio do Planalto, se prevalecer a ideia de Requião para a pasta.

O Mercosul – Mercado Comum do Sul – é uma organização intergovernamental regional fundada a partir do Tratado de Assunção em 26 de março de 1991.

Economia

Inicialmente formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, o Mercosul, mais tarde, ainda admitiu a Venezuela, Chile e Bolívia – esses dois últimos na condição de associados.

Lula indicou que pretende dar importância estratégica aos países latino-americanos, por isso ele trabalha com a perspectiva de um Ministério do Mercosul. Haja vista sua primeira viagem internacional ocorreu na Argentina e Uruguai.

Turismo Foz

Por outro lado, Requião tem experiência de três mandatos como governador do Paraná – próspero estado na região Sul – e foi presidente da Comissão de Relações Exteriores no Senado. Além disso, ele ainda presidiu a Eurolat – o parlamento europeu e latino-americano – e o Parlasul, o parlamento dos países que compõem o Mercosul.

Enquanto o Ministério do Mercosul continua sendo apenas uma especulação, Requião segue avaliando criticamente os primeiros dias do governo Lula.

“Eu quero mais Lula no governo Lula”, repete Requião como se fosse um mantra em suas concorridas entrevistas e lives na internet. “O Lula pediu para eu apontar eventuais falhas e eu [já] faria isso mesmo que ele não pedisse”, afirmou o virtual ministro nesta semana ao portal Brasil 247.

Nesta sexta-feira (27/1), às 17h, Roberto Requião será sabatinado por um pool de emissoras a partir da TV Comunitário do Rio de Janeiro. O programa é comandado pelo jornalista Beto Almeida. Abaixo, o acione o lembre para assistir ao vivo:

LEIA TAMBÉM