Requião Filho se insurge [de novo] contra o pedágio mais caro do mundo criticando o governador Ratinho Jr.

O deputado Requião Filho (PT) garantiu que os deputados continuarão na luta por um pedágio mais barato no Paraná. O governador Ratinho Jr. (PSD) está trabalhando para colocar um aliado na coordenação da Frente Parlamentar sobre o Pedágio na Assembleia Legislativa (ALEP).

A Frente Parlamentar, criada pelos deputados de oposição em 2020, realizou reuniões por todo o Estado para debater o melhor modelo de pedágio. Eles conseguiram barrar a implementação de um modelo mais oneroso, que passaria de 27 para 42 locais de cobrança.

Requião Filho, líder da oposição na Assembleia, cobra uma alteração no projeto nefasto feito pelo governador Ratinho e o então presidente Jair Bolsonaro. Ele espera que o presidente Lula mantenha o discurso de tarifas baixas e justas durante a campanha no Paraná.

Requião Filho afirma que o modelo defendido pelo governador é o mais caro da história, e que ele pessoalmente não gosta e considera desnecessário o pedágio. No entanto, caso não seja possível evitá-lo, ele defende tarifas baixas e justas para cuidar do produtor, do homem do campo e das pequenas cidades.

O deputado falou sobre o assunto em uma entrevista na Rede de Rádios de Paranavaí no início desta semana.

“O pedágio é um câncer no Paraná, todos sabemos disso, só quem não sabe disso é o governador, que é pró-pedágio. Nós estamos cobrando do governo federal uma alteração neste projeto nefasto que foi feito pelo governador Ratinho e pelo então presidente Jair Bolsonaro. Espero que o presidente Lula mantenha o discurso que teve durante a campanha aqui no Paraná. Se tiver que fazer pedágio, que seja mais baixo possível e com maior número de obras”, disse o parlamantar.

Economia

Sobre diabólico pedágio no Paraná

A cobrança de pedágio nas rodovias estaduais e federais do Paraná é uma questão controvertida que vem gerando insatisfação entre os usuários dessas vias. De um lado, argumenta-se que o pedágio é necessário para manter e melhorar a qualidade das rodovias, o que garante mais segurança e comodidade aos motoristas. Por outro lado, a cobrança de pedágio tem sido criticada por ser considerada excessivamente cara e pela falta de transparência quanto à destinação dos recursos arrecadados.

Além disso, muitos usuários sentem-se injustiçados pela cobrança de pedágio, já que as rodovias apresentam problemas recorrentes, como buracos, obras mal executadas e falta de manutenção. Isso leva a uma sensação de que os valores cobrados não estão sendo devidamente aplicados na melhoria das condições das rodovias.

Aliás, Requião Filho denunciou que as concessionárias receberam dos usuários das rodovias R$ 10 bilhões para duplicar e melhorar a malha viária paranaense, no entanto, esse dinheiro nunca foi aplicado de fato. O atual governo e o anterior [Beto Richa] preferiram abrir mão dessas obras previstas em contrato.

Outro ponto crítico é a falta de opções de transporte alternativas para aqueles que não querem ou não podem pagar o pedágio. Muitas pessoas dependem do carro para se deslocarem e não têm outra escolha a não ser arcar com os custos do pedágio.

O Blog do Esmael também entende que a cobrança de pedágio nas rodovias estaduais e federais do Paraná é desnecessária. Mas, caso o poder público considere uma emergência, é importante garantir que os valores cobrados sejam aplicados de forma eficiente e transparente na manutenção e melhoria das rodovias, além de proporcionar opções de transporte viáveis e acessíveis para os usuários.

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