Requião Filho: No futebol, a regra é clara: jogador impedido não pode fazer gol…

…pena que, na vida real, nem sempre a regra é levada a sério. A impunidade abre alas para o abuso, para a violência.

Infelizmente, escândalos envolvendo acusações de crimes sexuais e nomes de famosos, como Robinho e Daniel Alves têm se tornado comum no meio do esporte, e mesmo não passando ilesos, parecem não intimidar os envolvidos, de novatos a lendas consagradas.

A convocação para Copa do Mundo causa maior indignação que a possibilidade de estupro de uma mulher. O azar do ex-lateral direito é que Robinho, embora condenado na Itália, vive livre aqui no Brasil, risco esse que a justiça espanhola não quis correr. Pelo que vimos na imprensa, Daniel Alves deu várias versões da mesma história e sua prisão preventiva o mantêm à disposição das autoridades competentes.

Importante dizer que a Espanha chegou a mudar sua legislação após um caso grave de estupro coletivo, fez com que as penas ficassem mais duras por lá e o processo mais favorável à vítima.

No caso do jogador brasileiro, a legislação espanhola foi exemplar, e ativou protocolos de segurança durante a balada que fizeram com que o caso fosse mais eficiente: O funcionário da casa noturna, ao ver a vítima chorando, entrou em contato com a polícia imediatamente, encaminhando a moça na hora para realizar um exame de corpo e delito, onde foi identificando sinal de estupro e sémen em seu próprio vestido.

Mas, e no Brasil? O que estamos fazendo para atualizar nossa legislação? Há muito o que se avançar legalmente e como seres-humanos.

Economia

Em uma sociedade machista, é complicado fazer entender que “não é não” e que mulheres podem usar as roupas que quiserem, sair dançar, ser espontânea, simpáticas, amigas, profissionais, enfim, fazer o que quiserem, sem ter que passar por constrangimentos gerados por homens abusadores, desrespeitosos, machistas, misóginos, preconceituosos…

O que faz um famoso achar que pode sair impune? Seu dinheiro? O histórico de títulos em Barcelona?

O que faz uma celebridade ser superior a qualquer pessoa?

Seja quem for o condenado, não importa sua fama, não importa seu sucesso, tem que cumprir sua pena. E os investigados por crimes sexuais, se confirmado os delitos, seja na Itália, Espanha ou aqui no Brasil, mas não podem ficar impunes.

Tolerância zero com quem não respeita as mulheres. Arrogância, prepotência, soberba, abuso, violência … dá cadeia!

*Requião Filho, advogado, é deputado estadual pelo PT do Paraná.