‘Ratinho Junior prepara o desembarque da candidatura de Eduardo Pimentel?’, pergunta a Paraná Pesquisas

A Paraná Pesquisas promete divulgar na próxima quinta-feira (21/3) uma nova pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de Curitiba, no entanto, salta aos olhos uma capciosa pergunta do instituto que sinaliza possível desembarque do governador Ratinho Junior da candidatura do vice-prefeito Eduardo Pimentel, seu correligionário no PSD.

Na sondagem registrada pela Paraná Pesquisas, ao menos três pré-candidatos a prefeito da capital “nasceram de uma mesma costela” de Ratinho Junior: o próprio Eduardo Pimentel; o assessor do governador, Paulo Martins (PL); e Valdemar Jorge (Novo), secretário de Desenvolvimento Sustentável no governo de Ratinho.

Valdemar Jorge, do Novo, seria uma espécie de reserva para o caso de impugnação da pré-candidatura do ex-deputado cassado Deltan Dallagnol (Novo). Um pedido neste sentido já foi realizado pela Federação Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV) na semana passada.

Martins é fruto de um racha no PL, pois ele surgiu com o intuito de barrar o deputado e ex-governador Beto Richa (PSDB), que pretendia assumir a legenda para concorrer à Prefeitura de Curitiba. No entanto, o tucano recuou de sua conversão ao bolsonarismo – embora houvesse a disposição da legenda liberal bancar a entrada do ex-prefeito.

Evidentemente que a Paraná Pesquisas não fez essa pergunta explícita – ‘Ratinho Junior prepara o desembarque da candidatura de Eduardo Pimentel?’ -, até porque para um bom entendor meia palavra basta. No entanto, o jogo implícito nos bastidores é bruto, brutíssimo, e não é para amadores.

Na Praça 29 de Março, novo point de discussão política aos domingos, fala-se que Ratinho Junior brinca nas eleições deste ano de “Uni-Duni-Tê”- uma expressão popularmente utilizada em brincadeiras infantis para escolher algo aleatoriamente – ao permitir três candidatos vinculados ao seu grupo político. Neste cenário, o vice Eduardo Pimentel pode estar sendo fritado em “banho-maria”, analisam os frequentadores da feirinha.

Economia

A Paraná Pesquisas também traz em seus questionários sobre a disputa em Curitiba com o nome da deputada Rosângela Moro (União), que, recentemente, transferiu o domicílio eleitoral de São Paulo para a capital de todos os paranaenses. Isso revela o quão o instituto acertou ao antecipar, em levantamentos anteriores, o nome da “Conja” em cenários para o Senado e a Prefeitura.

A disputa pela Prefeitura de Curitiba ganhou dramaticidade extra com o envolvimento de atores nacionais, a exemplo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que só se refere ao prefeito curitibano de “Greca do PT” e “Ratinho do Lula”. Tudo isso foi materializado em um racha no PL local, com direito a grampo, xingamento, choro e ranger dos dentes.

Não é do somenos o papel da direção nacional do PT, presidido pela deputada Gleisi Hoffmann, que também publicou uma minuta para sepultar a história da candidatura própria no partido e sacramentar a Frente Ampla com o deputado e ex-prefeito Luciano Ducci (PSB).

A pesquisa da Paraná Pesquisas irá ouvir 800 eleitores curitibanos entre os dias 15 e 20 de março de 2024. A margem de erro na sondagem é de 3,5 pontos para mais ou para menos. Serão cinco cenários: espontânea, três estimulados e um sobre rejeição.

Nesta rodada, a Paraná Pesquisas submete à apreciação dos eleitores ao menos 11 nomes:

1) Beto Richa
2) Cristina Graeml
3) Deltan Dallagnol
4) Eduardo Pimentel
5) Goura
6) Luciano Ducci
7) Luizão Goulart
8) Ney Leprevost
9) Paulo Martins
10) Rosângela Moro
11) Valdemar Jorge

LEIA TAMBÉM

Uma resposta para “‘Ratinho Junior prepara o desembarque da candidatura de Eduardo Pimentel?’, pergunta a Paraná Pesquisas”

Deixe um comentário