Possibilidade de prisão do senador Marcos do Val em caso semelhante ao de Delcídio Amaral causa apreensão

Possibilidade de prisão do senador Marcos do Val em caso semelhante ao de Delcídio Amaral causa apreensão

O senador Marcos do Val (PODE-ES) está diante de uma iminente possibilidade de prisão após uma operação da Polícia Federal (PF) realizada na quinta-feira (15/6). Autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a ação envolveu busca e apreensão tanto no gabinete do senador em Brasília quanto em sua residência no Espírito Santo.

Segundo as investigações da PF, Marcos do Val é suspeito de ter obstruído os trabalhos investigativos, o que levantou suspeitas de seu envolvimento em atividades irregulares. Ao analisar as mensagens contidas no telefone celular do senador, entregue por ele mesmo à PF durante um depoimento em fevereiro, os policiais constataram um padrão de envio de mensagens “não solicitadas e sem sentido” a seus contatos. Essa prática, de acordo com fontes ligadas ao caso, poderia ser utilizada para criar álibis ou fabricar acusações falsas, considerando a possibilidade de apreensão do aparelho.

A situação vivenciada por Marcos do Val guarda semelhanças com o caso do ex-senador Delcídio Amaral (PT), que foi o primeiro parlamentar a ser preso no exercício do mandato. Delcídio foi detido em 25 de novembro de 2015 pela PF, acusado de tentar dificultar a delação premiada do ex-executivo da Petrobras Nestor Cerveró. As investigações apontavam para sua suposta participação em irregularidades relacionadas à compra da Refinaria de Pasadena, no Texas, Estados Unidos.

Economia

Assim como Delcídio do Amaral, Marcos do Val está sendo investigado por obstrução da justiça, o que torna a possibilidade de sua prisão cada vez mais real. As mensagens encontradas no celular do senador fazem referência a um suposto plano golpista que ele teria arquitetado junto ao ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, a confusão deliberada causada por Marcos do Val torna difícil chegar a uma conclusão sobre o verdadeiro envolvimento de Bolsonaro na trama relatada pelo senador.

As mudanças bruscas em suas declarações públicas, que contradizem até mesmo seu depoimento anterior à PF sobre o plano golpista, levaram os investigadores a acreditar que Marcos do Val estava conscientemente atrapalhando as investigações. Nos últimos meses, a PF reuniu indícios suficientes para solicitar a prisão ou o afastamento do senador, mas o ministro Alexandre de Moraes optou por determinar apenas a busca e apreensão, que foi cumprida com êxito ontem à tarde.

Turismo Foz

As acusações contra Marcos do Val incluem a divulgação de documentos sigilosos e a suposta tentativa de subverter o Estado Democrático de Direito ao participar do mencionado plano golpista. Neste momento, a PF está analisando o material apreendido, como computadores, pen drives e o celular do senador, em busca de provas adicionais que possam embasar um eventual pedido de prisão.

Portanto, Marcos do Val, vai colocando a barba de molho…

LEIA TAMBÉM

One Reply to “Possibilidade de prisão do senador Marcos do Val em caso semelhante ao de Delcídio Amaral causa apreensão”

Comments are closed.

Prefeitura de Londrina Sustentabilidade