Escândalo na venda da empresa Six pela Petrobras gera representação contra pai de juíza Gabriela Hardt no TCU [vídeo]

Sindipetro também protocolou um ofício junto ao juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba

Uma nova representação para apurar prejuízos da Petrobras na venda da empresa Six foi encaminhada ao Tribunal de Contas da União (TCU) na tarde desta quinta-feira (20/4). O documento tem como alvo Jorge Hardt Filho, pai da juíza Gabriela Hardt, que julgou diversos casos da Engevix.

Segundo matéria do jornalista Leandro Demori, Jorge Hardt esteve no centro de um suposto escândalo envolvendo a venda de patentes tecnológicas da Six, na época pertencente à Petrobras. O pai de Gabriela é ex-funcionário da estatal e foi contratado pela Engevix há alguns anos.

A representação contra Jorge Hardt foi feita pelo Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro) e agora está sob análise do gabinete do ministro Bruno Dantas, presidente do TCU.

Essa nova informação coloca em evidência o envolvimento de familiares de juízes em casos relacionados à Petrobras e aumenta a pressão sobre as autoridades para investigar a fundo essas suspeitas.

Além disso, esse caso chama a atenção porque a juíza Gabriela Hardt, em maio de 2018, foi responsável por decretar a prisão do ex-ministro José Dirceu na operação Lava Jato, alegando que ele teria utilizado sua influência política para favorecer a Engevix em contratos com a Petrobras. Na época, Dirceu fora detido para cumprir pena de 30 anos, nove meses e dez dias de reclusão.

No entanto, em junho de 2019, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a soltura do ex-ministro José Dirceu. A defesa alegou que a execução da pena foi decretada sem fundamentação específica, de forma automática.

Economia

Presidente do TCU Bruno Dantas recebe representação do Sindipetro, que aciona o juiz Eduardo Appio da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Além da representação no TCU, o Sindipetro também protocolou um ofício junto ao juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba, no qual solicita a investigação da venda dessa Unidade de Industrialização da Xisto (SIX), localizada em São Mateus do Sul-PR, pela Petrobrás ao grupo canadense Forbes & Manhattan.

Appio assumiu em fevereiro a Vara Federal responsável pelos julgamentos da Operação Lava Jato em primeira instância.

Leitores, acompanhem mais informações sobre esse escândalo no Blog do Esmael.

Aqui tem um vídeo do Sindipetro PR/SC explicando essa denúncia envolvendo o pai da juíza Gabriela Hardt:

LEIA TAMBÉM

2 Respostas para “Escândalo na venda da empresa Six pela Petrobras gera representação contra pai de juíza Gabriela Hardt no TCU [vídeo]”

  1. Brilhante o debate sobre a SIX, Petrobrás e os carniceiros brasileiros e estrangeiros. Apesar de termos uma imprensa imunda e uma parcela considerável de ignorantes e analfabetos entre a população, vamos apoiar e lutar contra este desmonte do Estado brasileiro. É o futuro dos nossos filhos que está em jogo. Se tudo o que esta raça de desgraçados prega e propõe, fosse bom, o desemprego e a miséria não estaria como está nos países desenvolvidos.

  2. Excelente esclarecimento sobre os desmandos que a Petrobras vem sofrendo. Agradeço o empenho dos trabalhadores na defesa do nosso patrimônio. Continuem com os debates, eles são importantes para os que buscam uma informação mais especializada.

Deixe um comentário