O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em visita a Portugal, disse neste sábado (22/4) que nunca igualou Rússia e Ucrânia. Ele afirmou que sabe o que é invasão e o que é integridade territorial. No entanto, continuou o mandatário, agora a guerra já começou e alguém precisa falar em paz.
Lula e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, fizeram um pronunciamento conjunto após primeiro dia de compromissos oficiais.
O presidene brasileiro voltou a falar que sua guerra é contra a fome no Brasil, onde, segundo ele, 33 milhões de pessoas não têm o que comer todos os dias.
Ele também recordou que em seu primeiro mandato, entre 2003-2007, foi aos Estados Unidos quando o então presidente George Bush pediu que o Brasil entrasse na guerra contra o Iraque.
“Eu respondi que minha guerra era contra a fome no Brasil. Hoje, outra vez, temos 33 milhões passando fome em nosso país. Essa é minha guerra”, assegurou Lula.
Lula participa até terça-feira, 25 de abril, da XIII Cimeira Brasil-Portugal. Durante sua estada em Portugal, está programada a entrega do Prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque.
Assista aos pronunciamentos de Lula e do presidente de Portugal:
LEIA TAMBÉM
- Escândalo na venda da empresa Six pela Petrobras gera representação contra pai de juíza Gabriela Hardt no TCU [vídeo]
- Alexandre de Moraes derruba sigilo de imagens divulgadas pela CNN Brasil; Cappelli identifica militares do GSI envolvidos na invasão
- Após voto de Gilmar Mendes, placar de 3 a 0 no STF pela volta da contribuição sindical assistencial