A Febraban, representante dos bancos no Brasil, anunciou que o BNDES agora faz parte de seu quadro de instituições associadas e participará das instâncias consultivas e deliberativas da entidade. A notícia pode parecer positiva, mas é importante lembrar que o BNDES é uma agência de fomento que deveria ter como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social do país, porém, tem sido utilizado como um instrumento para garantir lucros exorbitantes aos bancos.
O sistema financeiro brasileiro tem uma prática vergonhosa de manter taxas de juros altas, o que prejudica a população em geral e inviabiliza projetos de investimento. O BNDES, por sua vez, ao aderir ao sistema, aprofundará a mesma lógica, oferecendo empréstimos com juros elevados, em vez de usar seu potencial para promover o crescimento do país.
Ao aceitar o BNDES como associado, a Febraban mostra que está mais interessada em manter o sistema financeiro atual – e os lucros fantásticos dos bancos – do que em promover mudanças para beneficiar a população e a economia como um todo. É hora de repensarmos o papel dos bancos e das agências de fomento no desenvolvimento do Brasil e exigir taxas de juros justas e empréstimos acessíveis para todos.
Há uma passagem bíblica – ‘Diz com quem andas que dir-te-ei quem és!‘ – que vem a calhar nesse contexto de associação entre BNDES e Febraban.
A taxa de juros Selic é de 13,75%, a maior do mundo, que é definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária) – órgão vinculado ao Banco Central cujo presidente é o periclitante Roberto Campos Neto.
O Copom voltará a se reunir nos dias 21 e 22 de março para discutir os rumos da taxa Selic e a situação econômica do Brasil.
O BNDES é presidido por Aloizio Mercadante. Ele tomou posse oficialmente no último dia 6 de fevereiro com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Abaixo, confira a íntegra da nota da Febraban sobre a adesão do BNDES ao sitema financeiro privado:
Nota do Presidente da Febraban
BNDES passa a integrar quadro de associados da Febraban e a participar da governança da entidade
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) passará a integrar seu quadro de instituições associadas, bem como a participar das instâncias consultivas e deliberativas da entidade.
O BNDES, como agência de fomento mais importante do país e instituição financeira com características próprias, sem paralelo no sistema bancário brasileiro, formalizou o pedido de ingresso, que será referendado pela governança da Febraban.
Isaac Sidney – Presidente
Febraban – Federação Brasileira de Bancos
LEIA TAMBÉM
- Veja essa: Estadão “comunista” e “esquerdista” pede em editorial “mais Lula” no programa habitacional Minha Casa Minha Vida
- Caso Marielle Franco: Flávio Dino determina instauração de inquérito na Polícia Federal
- Litoral Norte SP: Caminhonetes com doações para vítimas de deslizamento são saqueadas por supostos criminosos, diz Tarcísio Freitas