Derrotado com Bolsonaro, Ratinho Junior ataca transição do governo Lula

  • Ratinho Junior quer o BID como parceiro na privatização da Copel, Sanepar e escolas da rede pública do Paraná

O governador reeleito do Paraná, Ratinho Junior (PSD), que no plano nacional foi derrotado com Jair Bolsonaro (PL), atacou na calada da noite de sexta-feira (11/11) a equipe de transição do governo Lula.

Perdedor nas eleições, Ratinho Junior acha que pode influenciar a indicação do candidato brasileiro para o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

“Considero absurda a sugestão do ex-ministro, Guido Mantega, de adiar a eleição do BID, que já tem como candidato, representando o Brasil, o ex-presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn. Um dos maiores parceiros do BID no Brasil, o Paraná não apoia essa proposta”, disparou o governador paranaense.

A estultice é tanta quanto se a oposição nomeasse os secretários do governador e demitisse, desconsiderando sua vitória nas ruas, o pior secretário da Educação do mundo – o empresário privatista Renato Feder.

Nas últimas horas, o ex-ministro Guido Mantega – integrante da transição no governo Lula – pediu para adiar a eleição para que o BID adiasse a eleição da presidência do BID para janeiro de 2023. Não foi atendido.

A eleição no BID está prevista para o próximo dia 20 de novembro, data confirmada na madrugada de hoje (12/11) pela direção do banco.

Economia

Na prática, Mantega emitiu um sonoro veto ao nome de Ilan Goldfajn – representante dos banqueiros – indicado pelo “sinistro” Paulo Guedes como o candidato do Brasil.

Goldfajn foi presidente do Banco Central do Brasil e é, atualmente, direitor do famigerado FMI (Fundo Monetário Internacional).

Se vencer a disputa com outros quatro candidatos – Cecilia Todesca Bocco (indicada pela Argentina), Gerard Johnson (Trindade e Tobago), Gerardo Esquivel Hernández (México), Nicolás Eyzaguirre Guzmán (Chile) – Ilan Goldfajn se tornará uma espécie de “Rei da Inglaterra”, ou seja, ele não falará pelo Brasil e sua opinião nenhum impacto terá na vida real dos brasileiros.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento foi fundado em 1959, que tem o papel de difundir o neoliberalismo econômico na América Latina. É a instituição que incentiva as privatizações nos países latino-americanos, por isso o interesse do governador do Paraná. Ele planeja vender a Copel e a Sanepar. Também iniciou o processo de privatização das escolas da rede pública estadual.

Quanto à reclamação de Ratinho Junior, oh, dó!

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possivelmente disse que é melhor ouvir isso do que ser surdo.

LEIA TAMBÉM