Cuba volta a ser parceira estratégica do Brasil na área de saúde, após acordo de Lula

Brasil e Cuba firmam acordo estratégico para desenvolvimento de produtos de saúde

Na busca incessante por avanços na área da saúde, o Brasil e Cuba estão prontos para reforçar uma parceria histórica durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Havana, capital cubana, um marco significativo será estabelecido: o acordo para o desenvolvimento conjunto de produtos para saúde.

Este acordo promissor será um catalisador para a criação de produtos inovadores que podem revolucionar a medicina e o tratamento de doenças crônicas.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, que faz parte da comitiva brasileira, destacou a magnitude desse acordo.

O objetivo principal é a concepção e fabricação de produtos inovadores nas áreas de vacinas, medicamentos para doenças crônicas, como Alzheimer e diabetes, e tratamentos para gastrite.

A singularidade desse esforço reside no uso pioneiro da cana-de-açúcar como matéria-prima para esses produtos de saúde.

Economia

O Brasil, com sua renomada expertise em pesquisa clínica e capacidade de produção em escala em laboratórios tanto públicos quanto privados, se unirá ao conhecimento de ponta desenvolvido por Cuba ao longo de anos de investimento.

Essa sinergia promete resultados excepcionais que beneficiarão a saúde global.

Mais Médicos

Indagada sobre a possibilidade de ingresso de médicos cubanos no programa “Mais Médicos“, a ministra Nísia Trindade esclareceu que o programa não prevê acordos específicos de intercâmbio entre países.

Ela enfatizou que a prioridade do programa é levar médicos brasileiros a áreas carentes de atendimento médico, mas também ressaltou que profissionais de todas as nacionalidades podem participar da seleção.

Troca de experiências e inovação

Além desse pacto na área de saúde, a visita do presidente Lula à Cuba também prevê acordos em outros setores cruciais.

O intercâmbio de experiências nos campos da ciência, tecnologia, agricultura familiar e desenvolvimento agrário será incentivado.

Os ministros Paulo Teixeira, responsável pelo Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e Luciana Santos, à frente da Ciência, Tecnologia e Inovação, liderarão esses esforços de colaboração.

Lula acerta ao retomar relações com Cuba

A retomada desse acordo estratégico entre o Brasil e Cuba é um passo significativo na busca por avanços na área da saúde e em diversos outros setores.

A sinergia entre a expertise brasileira e o conhecimento cubano promete criar produtos de saúde inovadores que podem melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

À medida que essa parceria se desenvolve, podemos esperar resultados impressionantes que moldarão o futuro da medicina e da cooperação internacional entre essas nações.

Portanto, Lula acerta ao retomar as relações com Cuba.

A comitiva brasileira está na ilha caribenha para participar da cúpula do G77+China, grupo que reúne 134 países em desenvolvimento além da China.

Na terça-feira (19/6), o presidente Lula vai discursar na abertura da Assembleia-Geral da ONU em Nova York.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário