Histórica “Carta de Curitiba” sepultou golpismo de Sérgio Moro na UFPR

| 41 Comentários

Autoritarismo e ilegalidades do professor Sérgio Moro foram reprovadas ontem (22) em sua própria casa, a UFPR, onde houve ato de juristas em defesa da democracia; juristas leram e aprovaram a Carta de Curitiba, na qual evocam as garantias constitucionais e a defesa do Estado Democrático de Direito; "Não vai ter golpe", "Fora Moro, fascista, tucano e golpista", foram algumas das palavras de ordem na plateia; OAB e a velha mídia também ganharam o carimbo de golpistas; "As concessões dos serviços públicos de rádio e televisão devem ser utilizadas como instrumento de ação política de grupos, instituições e organizações com o objetivo de desestabilizar o regime democrático", avisaram à Globo; abaixo, a íntegra da Carta de Curitiba, link para subscrever o documento e o vídeo do evento.

Autoritarismo e ilegalidades do professor Sérgio Moro foram reprovadas ontem (22) em sua própria casa, a UFPR, onde houve ato de juristas em defesa da democracia; juristas leram e aprovaram a Carta de Curitiba, na qual evocam as garantias constitucionais e a defesa do Estado Democrático de Direito; “Não vai ter golpe”, “Fora Moro, fascista, tucano e golpista”, foram algumas das palavras de ordem na plateia; OAB e a velha mídia também ganharam o carimbo de golpistas; “As concessões dos serviços públicos de rádio e televisão não devem ser utilizadas como instrumento de ação política de grupos, instituições e organizações com o objetivo de desestabilizar o regime democrático”, avisaram à Globo; abaixo, a íntegra da Carta de Curitiba, link para subscrever o documento e o vídeo do evento.

Colegas do professor Sérgio Moro, na UFPR, em documento histórico intitulado Carta de Curitiba, ensinaram ontem à noite ao juiz Sérgio Moro alguns preceitos básicos garantidos na Constituição Federal de 1988. Na prática, juristas sepultaram o golpismo do coordenador da Vaza Jato no ninho da serpente.

Os operadores do Direito denunciaram sistemáticos ataques às instituições democráticas e a semeação de ódio, intolerância e violência pela velha mídia.

“As concessões dos serviços públicos de rádio e televisão não devem ser utilizadas como instrumento de ação política de grupos, instituições e organizações com o objetivo de desestabilizar o regime democrático”, diz um trecho da Carta de Curitiba, em claro recado à Rede Globo.

O golpismo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que repete 1964, também foi alvo da artilharia dos juristas. Eles expressaram no documento “inconformismo republicano” à posição da entidade que é favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff – mesmo sem base legal.

A Carta de Curitiba ainda denuncia o juiz Sérgio Moro por produzir provas de maneira criminosa, ilegal, como grampos telefônicos, bem como condução coercitiva — do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — sem prévia intimação judicial.

Na Carta, o mundo jurídico ensinou ao juiz Moro que não se pode vazar escutas telefônicas antecipadamente para a Globo em desacordo com as garantias constitucionais dos acusados; que a defesa do Estado Democrático de Direito e da soberania nacional, que se manifestou pelo voto legítimo em regular eleição, das garantias constitucionais do devido processo legal, especial da ampla defesa, do contraditório, da presunção da inocência, da imparcialidade e do afastamento das provas ilegítimas.

“É preciso ter coragem para denunciar o obscurantismo que insiste em se instalar no País”, diz o documento que ainda segue aberto para assinatura da sociedade em geral (clique aqui para subscrevê-lo).

O Blog do Esmael, em parceria com a TV 15, transmitiu o evento ao vivo para o Brasil e o mundo. (O vídeo está disponível aqui).

A seguir, leia a íntegra da Carta de Curitiba:

Posts relacionados

41 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Só quem “mora” na casa é que sabe a quantidade de sujeira que tem embaixo do tapete.

    • Nenhum país desmoraliza sua maior empresa com R$ bilhões de faturamento e a joga à execração pública local e mundial como foi feito com a Petrobrás.
      A importante Operação Lava Jato extrapolou suas funções. Apoiada por uma tendenciosa e oportunista mídia levaram a população a esse estado de beligerância paralisando industrias, seus fornecedores… até chegar na discriminação de crianças por conta da cor da camiseta.
      A FIESP, cujo presidente parece ter interesses políticos nesse caos, já percebeu, como todos, que 2% da queda do PIB advém dessa desmoralização e paralisação da Petrobras e das grandes empreiteiras do país que geram centenas de milhares de empregos e fabricam de tudo desde submarino atômico, navios, usinas termonucleares, plataformas de petróleo, hidrelétricas, estradas, pontes, metrôs, etc…
      A sede da FIESP na Av. Paulista virou o oráculo de grupos radicais com suas gigantescas faixas eletrônicas pedindo a RENUNCIA e o IMPEACHMENT da Presidente como se parlamentarista o Brasil fosse e ela a 1ª Ministro e não uma presidente eleita por 54,5 milhões de votos de eleitores que deveriam ser respeitados.
      A nação está perdendo, as empresas falindo, o povo dividido e isto acontece porque a Democracia brasileira não está funcionando. Neste caso a justiça não esta solucionando conflitos e sim acirrando-os, o Legislativo, com suas pautas bombas, não elabora leis e sim inviabiliza-as e o Executivo, que teria que cuidar dos interesses de 206,5 milhões de brasileiros e brasileiras, está contra a parede de braços levantados.
      Passou da hora de passar uma borracha nesse circo todo, que vem prejudicando a nação inteira, e deixar que todos os poderes façam a parte que lhe cabe na republica. Certamente ela voltará a funcionar democraticamente.
      Não se desmoraliza uma nação como se observa esta sendo feito com a nossa pátria amada, Brasil.

    • Concordo! Aqui em Minas também sabemos das sujeiras da família Neves.

  2. A transcrição de vocês omitiu o ‘não’ em “…de rádio e televisão…….. devem ser utilizadas como instrumento de ação política de grupos…”

    Abaixo o golpe!!!

  3. Caberia um questionamento judicial, não é possível termos um juiz que detona um país no intuito de gerar os argumentos para pôr Lula ou quem quer que seja, na cadeia, em conluio com a FIESP locautear o Brasil, destruiu a economia brasileira, levar milhares de empresários a banca rota, jogar milhões de brasileiros na rua, provocar um prejuízo TRILIONÁRIO aos cofres públicos às sombras da lei…ao passo que anos antes diante do escândalo do BANESTADO 12 vezes maior o Moro nada tenha feito. É flagrante o crime de Lesa Pátria, merece no mínimo uma CPI do Banestado/Lava Jato..

    • Não seria uma inversão de valores, falar que quem está lesando a pátria é o investigador e não os patifes que estão sendo investigados?

      • Discordo que seja inversão quando todo mundo sabe ou mesmo a população Brasileira sabe que esta pratica de barganha entre empresas públicas e o poder politico existe desde que Portugal colonizou o Brasil. Seria idiotice, hipocrisia ou ingenuidade pensar e acha ou ainda acreditar que esta pratica se é que tem existido por parti deste governo possa ter começado com o partido do “PT” e que por conta de que na época do governo do PMDB quando com Itamar Franco ou no governo do PSDB no governo do FHC (Fernando Henrique Cardoso) estas praticas de barganhas nunca existiram. Porque querer tapar o sol com a peneira? a questão é: que se tem que fazer justiça pra um, a justiça tem que ser pra todos, porque assim a lei determina salvo a lei do Juiz Sergio Moro, mas quero acreditar que ainda existe juízes que sabe julgar com parcialidade. Porque se não for assim o que será de nós meros mortais se um juiz de primeira instancia se acha no direito de fazer o que ele fez com a Chefe maior deste País sem autorização da Corte Suprema, você imagine o que ele não será capaz de fazer com um simples mortal brasileiro? O Supremo Tribunal Federal deve tomar uma atitude rápida creio que a lava jato não deve terminar mas não vejo como este juiz possa continuar ja que ele não demostra imparcialidade e ainda descumpre com leis.O que eu aprendi foi que o “PAU QUE BATE EM CHICO BATE TAMBÉM EM FRANCISCO”

        • Pontual, lúcida e com fundamento histórico! Os golpistas usam de estratégia da omissão e história. que não é o forte deles, eles a atropelam, mas o PSDB sabe, e usa desse alfabetismo a seu favor.
          As vozes contrárias ao pleno Estado de Direito, geralmente, são de gente com interesses escusos, ou cegueira histórica, eles nada sabem sobre história política, confundem momento sério com suas tensões de clássicos fúteis de futebol!

  4. Com certeza, o Moro vai deixar algumas viúvas e viúvos. A Rede Globo já ficou viúva com o sepultamento do Barbosa. Agora vai ser bi-viúva com a perda do Moro.
    O tempo vai passar e o Moro ainda vai escrever um livro reconhecendo que ele queria o bem do País mas não foi comprendido. Ele se acha um Messias e daria muito trabalho para um terapeuta. Haja ego para o narciso do pé vermelho.
    Mas o tempo passa o tempo voa e nem o Bamerindus continua numa boa !!! Vai moro, vai caçar a sandalia da humildade.

  5. Incrivel…De fato não se pode divulgar nada, o povo não pode saber das falcatruas, que País é este ??? Brasil ???

  6. agradecimentos a todos os companheiros e companheiras vcs são de extrema importancia fazendo esse ato politico pra mostrar a oab a rede globo a rede bandeirantes de redio e televisão e ao judiciario que o povo nas ruas não estão sozinhossem um suporte de pessoas qualificadas junto com a frente brasil popular

  7. Aonde está o local exato para subscrever? O link dá na página do facebook, mas não encontro o lugar.

  8. no futuro próximo todos saberão quem é o moro golpista.

  9. Bom pessoal, podemos dizer que no presente caso existem de um lado pessoas usando o poder público indevidamente, do outro a sociedade, que a partir do momento que ocorre desvio de valores, deve sim ser divulgado, no entanto, este procedimento deverá seguir os preceitos legais com fim de não desvirtuar sua finalidade.

  10. Lugar de nazifascista é nos quintos do inferno! Fora golpistas!

  11. PARABENIZAMOS A TODOS OS ENVOLVIDOS NESTE GRANDIOSO PROJETO PELA A DEMOCRACIA BRASILEIRA

    NAMASTÊ GERAL…

  12. Não fosse esse ato e o fato de eu conhecer muitas pessoas maravilhosas do Paraná, de esquerda ou não, ficaria com péssima impressão da população local, em geral. Porque o que mais ouço no dia a dia é: ”Parece que só tem nazista, racista e fascista naquele lugar”’ Depois de Moro, o Paraná terá que fazer uma propaganda maciça sobre a hospitalidade do estado.

  13. ESSE IMBROGLIO TRAPACEOU DUAS DÉCADAS. ATÉ QDO A EMBROMAÇÃO?
    Collor criticou a operação q apreendeu (14/07) veículos, uma Lamborghini, uma Ferrari e um Porsche e um armário de dinheiro na Casa da Dinda, residências e empresas chamando-as de “invasivas e arbitrária”, sempre negando suspeitas sobre suas falcatruas, ainda subiu à tribuna do senado vociferando contra o q chamou de “truculência” da operação q extrapolou “todos os limites” da legalidade e q foi “humilhado” c/ sua mulher e filhos. E tá solto meu deus… Socorro, acorda amor, chame um ladrão!

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/07/1656018-contrato-da-br-suspeito-de-render-propina-a-collor-e-alvo-de-auditoria.shtml

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/07/1655977-collor-nao-declarou-carros-de-luxo-apreendidos-pela-pf-a-justica-eleitoral.shtml

  14. Sou completamente contra o golpe

  15. Assinei a Carta de Curitiba contra os desmandos do juiz-deus Sérgio Moro (bastam nome e email).

  16. O MAIS CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER.

  17. Moro, Deus e os milhões de brasileiros q trabalham estão de pé pelo seu trabalho, quem contesta tem rabo preso e mama na teta

    • Deus não tem nada a ver com isso. Por favor minha senhora. Imaginar que Deus toma partido numa briga de sujos e mal-lavados como essa não é admissível em pleno século 21. Não existem salvadores da pátria, e nem demônios. Somos todos seres humanos, capazes de atos fantásticos de bondade e ao mesmo tempo as maldades mais infernais. Enquanto o brasileiro continuar achando que os que não concordam com ele são o próprio mal, nunca esse país vai pra frente. O PT cometeu erros, mais também teve acertos. Moto cometeu acertos, mas também errou. Por mais corrupto que seja um político, há sempre um outro lado. E nenhum santo já não pecou. Acorde, minha senhora, estamos em 2016, não na idade média.

  18. Estou novamente presenciando canalhas entreguistas preparando mais um golpe na frágil democracia brasileira.Sergio Moro hoje usa a justiça como Carlos Lacerda usou em 64 a imprensa. Ambos são da mesma e pútrida lavra. E reparem so a coincidência: Em 64 estavam por trás Roberto Marinho a família Mesquita e parte do empresariado brasileiro. Os mesmos ou seus descendentes tramam na escuridão como ratos que são.

  19. Companheiros e companheiras. Abaixo o Moro. Ele deve ser preso e ficar amargando a cadeia pro resto da vida. Por outro lado, esses inocentes que estão presos pela operação Lava Jato deverão ser soltos e devidamente indenizados por quem quer que seja. Não ao golpe e viva o PT.

  20. Faço minha as palavras tão elucidativas do caro Manoel Almeida!

  21. É por isso que o brasil e o povo brasileiro sao tratados como piada no exterior.eh um pais de merda,que se Deus quiser,em uns 20 anos,sera algo perto de descente. Hoje,eh um circo feito por psicopatas no poder e uma populacao histerica e acovardada.ate no Paraguai seriam mais machos que vcs ai e fariam algo.

  22. Aconteceu algum tipo de ataque à página que não está nos permitindo assinarmos a carta. Assinei pela manhã, mas meus familiares,para os quais divulguei, não estão conseguindo assinar.

  23. golpitas sao os que roubam o direito do povo em ter uma vida digna!!!!!golpe deram os politicos que moro quer por na cadeia esse sim foi o maio golpe que nosso pais já levou..

  24. Genial, Magal. Seu comentário diz tudo, não há nada mais que dizer. Esse negócio de um juiz que extrapola sua compatência para aparecer, ignora os corruptos do partido que seu seu pai fundou em Curitiba (PSDB), vaza tudo o que pode a sua comparsa, a rede Globo, para ajudar a seu amigo Aécio a ser presidente (já que não conseguiu pelo voto), para se dar bem depois, essa pouca vergonha tem que acabar.

  25. Se, de maneira incontestável, realmente existe esse sistema em que algumas mídias querem nos fazer crer no qual apenas um partido rouba em todas as esferas, lugares e instâncias e é responsável por tudo de ruim em uma nação, então a solução será eliminar esse partido? Se eliminar o partido, o sistema permitirá a instalação de um outro igual no mesmo lugar. Agora, suponha que não é só um partido fazendo isso, mas todos, e o bolo a ser dividido está cada vez menor. É mais fácil todos pararem de roubar ou jogar um deles aos tubarões sedentos por sangue? De qualquer forma, a solução para a nação é acabar com partidos ou MUDAR O SISTEMA POLÍTICO que permite a instalação de partidos que roubam? E quem faz propaganda da primeira opção – eliminar partidos – está sendo conivente, incompentente, antolhado ou vendido a alguns partidos que desejam ocupar o posto desalojado? No oriente, em alguns países, tiraram os ditadores, mas não mudaram o sistema, resultado: Estado Islâmico (Daesh). Todas as desgraças de nossa nação são produzidas pela perpetuação de grupos ditos partidários no poder. Esses grupos no poder não mudam, uma vez que só eles escolhem, dentre eles, quem serão, por seu arbítrio, os candidatos aos cargos eletivos, não havendo possibilidade de se candidatar pessoas capazes de conduzir melhorias e mudanças para a sociedade. Apenas aos filhos e netos de quem já está no partido, ou a quem defenda apenas os interesses do partido, será dada a garantia de ser um novo candidato, já que a escolha recai exclusivamente ao partido. O voto não escolhe ninguém para nada, apenas obriga o eleitor a ratificar a vontade dos partidos colocando os escolhidos destes no poder. E os grupos travestidos de partidos políticos conseguem ocupar todos os poderes da República preenchendo os cargos não eletivos com aqueles que não obtiveram bastantes votos. Só eles tem acesso ao poder e de lá controlam todas as atividades de nossa nação, sempre no sentido de garantir as próprias regalias, mas nunca os direitos sociais e políticos do povo. E essa situação grotesca está blindada pela Constituição, sendo quase impossível mudar, já que pela vontade dos partidos-empresas isso não acontecerá. E o resultado de tanto poder nas mãos dos partidos-empresas são todos os problemas que vivemos todos os dias, causados por grupos no poder que agem apenas para atender os próprios interesses, deixando todos os bens públicos sucateados. Em vez de sempre perguntarmos “como ainda tem gente que vota em fulano ou beltrano?”, deveríamos nos perguntar “por que um partido ainda escolhe COLLOR, RENAN, MALUF, CUNHA, BARBALHO, SARNEYZADA ETC ETC ETC para serem candidatos nas eleições?”. Ora, em nosso regime, recebendo ou não votos, eles estarão no poder; se não ocuparem um cargo eletivo, serão nomeados para outro cargo por um cúmplice que recebeu votos. Ex.: Cassab perdeu a disputa para o governo de São Paulo, mas hoje é ministro. Eis a razão de nunca realizarem melhorias e jamais serem resposabilizados por desastres, epidemias, desabastecimentos, corrupção etc.: está tudo blindado. Ou seja, estamos numa ditadura travestida de democracia. Mas a SOLUÇÃO para TODOS NÓS CIDADÃOS, SEM NENHUMA DISTINÇÃO, é simples: basta eliminar o inciso V do parágrafo 3º do Artigo 14 da Constituição, que trata da obrigação de filiação partidária para se eleger. Eliminar esse inciso da Constituição não significa acabar com os partidos – e fim dos partidos não é o objetivo -, mas dar garantias de acesso ao poder a cidadãos sem vínculos com partidos, pois partidos são apenas grupos em simbiose abjeta com empresas. Acabar com a obrigação de filiação partidária para se eleger é um objetivo que deve ser compartilhado por você agora e por todos que você conhece em todos os lugares que você frequenta, e deve virar um lema em todos os posts de todas as redes sociais, em todos os movimentos, em todas as passeatas, em todas as ruas, em todos os muros, em todas as universidades, em todas as escolas, em todos os documentos, em todas as imagens, em todas as vozes… https://www.facebook.com/photo.php?fbid=471122749707627&set=a.471121873041048.1073741828.100004297184940&type=1&theater

Deixe uma resposta

Preenchimento obrigatório *.