Blog do Esmael Vídeo mostra 21!ª rebelião em presídio do Paraná. Modelo para o país? | Blog do Esmael Vídeo mostra 21!ª rebelião em presídio do Paraná. Modelo para o país? | Blog do Esmael

Vídeo mostra 21!ª rebelião em presídio do Paraná. Modelo para o país?

O vídeo acima é da G + Notícias, uma emissora de TV a cabo de Guarapuava, e mostra alguns trechos da rebelião inciada ontem (13) pela manhã.

A rebelião na Penitenciária Industral de Guarapuava (PIG) completou 24 horas sem perspectiva de desfecho. Doze agentes são mantidos como reféns; pelo menos dez pessoas foram feridas, entre eles um agente penitenciário. As reivindicações dos rebelados já foi encaminhada ao governo do Estado, mas o impasse continua.

Nesta terça-feira (14), um dia depois de o presidenciável tucano Aécio Neves passar pelo estado, onde é apoiado pelo governador Beto Richa, a pergunta que não quer calar é a seguinte: à‰ esse o tipo de modelo que o Paraná quer difundir ao Brasil? Em todas as aparições conjuntas, o mineiro fez questão de frisar que pretende copiar o modelo de gestão do correligionário paranaense.

Ainda durante a campanha do primeiro turno, quando várias rebeliões ocorreram por falta de condições de higiene e comida estragada nos presídios, Richa atribuía a crise aos oposicionistas. E agora que foi reeleito, cadê o governador?

No início dessa 21!ª rebelião, eram 13 servidores penais reféns. No entanto, os rebelados jogaram produto químico em cerca de 20% do corpo de um Agente. Ele foi retirado do interior da penitenciária com a ajuda de alguns presos que impediram que a situação avançasse, foi hospitalizado e passa bem.

Pelo menos outras 10 pessoas foram feridas e encaminhadas para a emergência da cidade e seis foram jogadas do telhado. De acordo com o Samu, cinco deles tiveram ferimentos leves, enquanto um teve traumatismo craniano moderado. Os rebelados estão se concentrando no telhado da PIG e a unidade está sendo destruída.

Segundo a vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciário do Paraná (Sindarspen), Petruska Sviercoski, a unidade já foi exemplo de penitenciária para o país. “Na PIG, só entravam presos que gostariam de se ressocializar. Existia uma seleção para isso. Hoje, não existem mais critérios. Entram presos perigosos, que participaram de outras rebeliões, e que conseguem disseminar a revolta entre os outros detentos quando algo não os deixam satisfeitos lá dentro”, diz.

Com informações do Sindarspen! e vídeo do G + Notícias.

 

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O absurdo acontece já na origem do planejamento… Como pode os detentos terem acesso aos agentes penitenciários? Fazendo-os reféns. Alguém poderia me responder…… Como pode tanto policial aos redores da PIG e mesmo assim detentos conseguem fugir, como pode acontecer isso ?
    Todos despreparados…..
    Como pode uma penitenciaria permitir o acesso ao telhado? Hoje existe laje, ferragem…. mas insistem em fazer tabuinhas e telhas… onde esta a visao de quem planeja ?
    Nao temos ninguém por nós…. Omissão e desdem de boa parte dos orgaos publicos, em especial secretaria de segurança. Sem mando, sem dono, sem responsabilidade.
    Estado ipócrita, Pais nojento, povo sem cultura e sem iniciativa. Chega gente, chega de teatrinho.É como eu digo amanha se a gasolina for a 5,00 o litro, será uma semana de reclamação e na proxima semana todos estaremos pagando….sem problemas. Vamos fazer as leis, vamos participar, vamos revindicar, custe oque custar!

  2. O Beto é preguiçoso e incompetente desde o início da carreira política, não tem nem idéia do que está fazendo é um cara de palanque para ganhar eleições. Fora Beto, Fora Aécio, Fora PSDB, partidinho fundo de quintal… o pior é que os funcionários é que sofrem, principalmente os Agentes Penitenciários.

  3. Não tem que negociar mais. Bandidos não tem razão. Tem que morrer e preferencialmente de trabalhar numa colônia penal e só comer o que produzir. Duvido que não mude de profissão rapidinho. Fazem o que querem e a segurança pública observa de longe.

  4. O sistema penitenciário do Paraná , E.R.A. o melhor do Brasil até o beto assumir ; hoje é o pior e ainda a RPCTV , diz que não pode mostrar as imagens para o resto do país pq as cenas são muito fortes. Toma vergonha globo .

  5. REALMENTE A PENITENCIARIA INDUSTRIAL DE GUARAPUAVA FOI CONSTRUÍDA PARA SER UMA PENITENCIARIA INDUSTRIAL ONDE PARA LÁ IRIAM PRESOS NÃO VINCULADOS A AO CRIME ORGANIZADO E LÁ TODOS TRABALHAVAM E ESTUDAVAM NO CONTRA TURNO. FOI A PRIMEIRA UNIDADE PENITENCIARIA NESTA MODALIDADE E TAMBÉM A PRIMEIRA PRIVATIZADA. FOI MODELO PARA O BRASIL E AMERICA DO SUL, ATÉ QUANDO O REQUIÃO ASSUMIU O GOVERNO EM 2003 E ESTATIZOU AS PENITENCIARIAS, FOI QUANDO O SISTEMA PENITENCIÁRIO COMEÇOU A AFUNDAR .

  6. hum…colocaram bandidos numa penitenciária industrial…tem que trabalhar….pronto, se rebelaram……pau nesses caras….

  7. E outra coisa, a situação que está acontecendo, e vou ser imparcial aqui, não acredito que o Beto Richa seja um bom governador e sei que este blog tem motivações políticas então não sei se meu comentário será aprovado, mas a verdade é que o sistema prisional já era considerado o melhor ou um dos melhores quando eu fazia a Escola Técnica da Federal a quase vinte anos. Depois, quantos servidores concursados foram chamados pelo atual governo, sejamos francos, com o que está acontecendo, a PM sempre executou os membros das quadrilhas organizadas – não estou dizendo que sou favorável – mas de uns tempos para cá, justamente por conta de uma política de direitos humanos dos últimos governos, inclusive do Beto Richa, isto diminuiu, aí o PCC se infiltrou-se no sistema prisional, o resultado é este. Estes são fatos verídicos, o que acontece é que voce domina ou pela força – matando – ou dando aos presos alternativas de vida, cursos, trabalho, uma perspectiva, mas deixa-los sem nada, vai sempre gerar isto. O caminho do extermínio foi o que aconteceu no passado na Idade Média, levou ao que, a nada, o caminho da construção do ser humano é na minha opinião a melhor alternativa, mas simplesmente fazer ouvidos moucos não vai resolver.

  8. Veja bem, sejamos imparciais, sou advogado e conheço a realidade dos presídios paranaenses e de outros Estados, o Paraná e isto quem é da area sabe, tem o melhor sistema prisional do país. Não é possível comparar com as prisões do Norte tal como as do Pará, ou do Nordeste como as do Maranhão, ou ainda com as do Centro Oeste, voces por acaso conhecem as prisões do Tocantis. Quanto ao Sudeste, o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas a situação é muito grave. Apenas Santa Catarina pode concorrer com os do Paraná, em qualidade, sim, exatamente isto, é um dos melhores sistemas do Brasil e da América Latina a décadas, imagine então os piores, é um absurdo, mas se conseguir perceber isto vai entender porque o PCC surgiu.

    • anonimo, esse governo não fez nada, não deu continuidade à construção de novos presídios. O dinheiro pra segurança foi devolvido ao governo federal por falta de projeto. Esse Beto é sem noção um verdadeiro zero à esquerda.

    • DESCULPE NOBRE COLEGA MILITANTE DO DIREITO, TAMBÉM TRABALHO NESTA CIÊNCIA. MAS DISCORDO VEEMENTEMENTE DO COLEGA. NÃO SOU DADO A MATEMÁTICA POR ISSO ESTOU NA ÁREA DO DIREITO MAS CONTRA FATOS E DADOS NÃO SE SUSTENTA ARGUMENTOS.

  9. O governador que tem que entrar lá e acabar com a rebelião.
    Culpa do governador de existirem esses bandidos.
    Onde foi que chegamos.

  10. ██████████████████████████████████████████
    Reflexo de um ótimo Governo reeleito.

    https://www.facebook.com/video.php?v=4746639441107&set=vb.1748671951&type=2&theater

    ██████████████████████████████████████████

  11. Ué, não foram eles que foram levar know-how lá pro Maranhão?

    Com a palavra os eleitores do bronzeadinho!

  12. Maioria do Povo escolheu agora tem que aguentar + 4 anos de irresponsabilidade/incompetência – isso é a realidade no PR, o resto é a fantasia por traz das câmeras e belos discursos acobertados por uma mídia prostituída.

  13. E, ontem no dia da rebeliaõ o gov reeleito ,e o melhor do Brasil, estava junto do vagabundo do aécio, mais o alvaro numa babação desgraçada enquanto o agente penitenciário apanhava de presos .Que vergonha de ser funcionário publ do estado; 22 rebeliões em hum ano, mais de quarenta agentes reféns ; greve ja pessoal ! Governo canalha, vamos cuidar dos nossos irmãos agentes , ja ,ja vai morrer alguem . trabalhe beto vagabundo !

  14. NEGOCIAÇÃO COM VAGABUNDO: SNIPERS… TEMPO… BALA NA CABEÇA DO VAGABUNDO…

    FIM DA NEGOCIAÇÃO.