Ronaldo Caiado pode ser ungido como herdeiro do bolsonarismo na disputa pela Presidência da República em 2026

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), tem despertado o interesse do ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores, indicando uma possível sucessão do bolsonarismo. Aos 73 anos, Caiado, que já concorreu ao Palácio do Planalto em 1989, surge como uma opção para liderar a extrema direita nas eleições presidenciais de 2026.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Paraná Pesquisas, entre os dias 24 e 28 de junho de 2023, em Goiás, Caiado já desponta na frente em uma virtual disputa presidencial contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 30,5% das citações, enquanto Lula é lembrado por 19,9% dos entrevistados no estado.

Essa preferência do eleitorado goiano por Caiado pode ser um indicativo de que seu nome tem ganhado força no cenário político nacional. Vale ressaltar que, em comparação com o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), que não liderou as pesquisas em seu estado na corrida eleitoral de 2022, o governador goiano tem se destacado em sua região.

A aprovação de Caiado em seu estado também é notável, conforme apontado na pesquisa da Paraná Pesquisas. Segundo o levantamento, 76% dos eleitores de Goiás avaliam o trabalho de Caiado como ótimo ou bom.

No entanto, é importante destacar que, embora Caiado esteja conquistando espaço como uma possível figura central do bolsonarismo, outros governadores, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, não têm sido tão bem recebidos pelo grupo.

Freitas entrou em desgraça com o bolsonarismo ao apoiar a reforma tributária defendida pelo governo Lula, sendo vaiado em uma reunião do PL.

Economia

Em contrapartida, Caiado posiciona-se contra a reforma tributária e busca liderar um movimento para mudar o texto aprovado na Câmara dos Deputados. Ele antecipa que vai trabalhar para derrubar, no Senado, o Conselho Federativo, composto por estados e municípios, pois acredita que isso prejudica o agronegócio.

Nesse contexto, a possível indicação de Ronaldo Caiado como herdeiro do bolsonarismo sinaliza uma tentativa de renovação dentro do grupo político, com o intuito de conduzir o rebanho até as eleições de 2026. Seu bom desempenho nas pesquisas em Goiás e sua aprovação como governador indicam que ele pode ser uma aposta sólida para os apoiadores de Jair Bolsonaro.

É válido ressaltar que o cenário político é dinâmico e sujeito a mudanças, e a sucessão de lideranças é uma questão que envolve diversos fatores e estratégias. Portanto, é necessário acompanhar de perto o desenrolar dos acontecimentos e as movimentações políticas para verificar como essa possível indicação de Caiado como herdeiro do bolsonarismo se desenvolverá nos próximos meses e anos.

LEIA TAMBÉM

2 Respostas para “Ronaldo Caiado pode ser ungido como herdeiro do bolsonarismo na disputa pela Presidência da República em 2026”

  1. o meu Estado de Goias sempre foi reduto desse coronelismo de extrema direito, mesmo no segundo mandato de Lula ,quando nem se falava em operação lava jato,que Lula esbanjava popularidade por essa brasil a fora, em Goias a popularidade de foi minuscula, perdeu para o serra no primeiro e segundo turno, para o Geraldo ,no primeiro e segundo turno,e assim foi com a Dilma .Então não e de se admirar no mau desempenho do Lula aqui. outrossim,Caiado pode ser popular aqui,mas não e em outros Estados do brasil.De uma coisa eu estou certo, se ele for candidato sera mais arrogante que o Bolsonaro,mais autoritário,as coisa por aqui e do jeito dele.

Deixe um comentário