Presidente Lula escolherá juiz do TRE-PR: conheça os advogados cotados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá escolher o novo juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) nos próximos dias. A decisão será tomada dentre uma lista tríplice de advogados, composta por Gustavo Kfouri, Júlio Jacob Júnior e Andrea Sabbaga de Melo.

  • Gustavo Kfouri é ligado ao ex-deputado Fernando Francischini, enquanto Júlio Jacob Júnior é próximo do ex-governador e atual deputado federal Beto Richa (PSDB).
  • Jacob Júnior conta com a simpatia dos advogados especialistas em direito eleitoral Guilherme Gonçalves e Luiz Fernando Pereira, membros do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE). Jacob Júnior foi diretor jurídico da Copel no governo tucano.
  • Já Andrea Sabbaga de Melo é a única que tem experiência prévia como juíza do TRE-PR, além de contar com a bênção do advogado de Lula, Manoel Caetano.

O artigo 120 da Constituição Federal determina que cada estado e o Distrito Federal possuem um Tribunal Regional Eleitoral na capital. O TRE-PR é composto por juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça, pelo Tribunal Regional Federal e por advogados nomeados pelo Presidente da República.

Além de julgar os processos decorrentes das eleições municipais de 2024, os juízes do TRE-PR ainda se debruçarão sobre encrencas pretéritas como a Operação Claquete, que investiga contratos do governo do estado e da Prefeitura de Curitiba com agências de propaganda.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário