Um projeto de lei proposto na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) concede ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o título de cidadão honorário do Estado. O Projeto de Lei nº 221/2023 é de autoria de cinco deputados: Ricardo Arruda , Gilberto Ribeiro, Delegado Jacovós, Gilson de Souza e Marcel Micheletto. Todos os parlamentares são da bancada do PL.
O texto diz que a concessão do título se justifica pela carreira militar de Bolsonaro e por seu mandato presidencial entre 2019 e 2022. Bolsonaro foi deputado federal pelo Rio de Janeiro durante 27 anos e é conhecido por suas posições conservadoras e de extrema direita.
Bolsonaro foi derrotado nas urnas no ano passado e tentou um golpe de Estado em janeiro, segundo recente entrevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Durante o antigo governo federal, Jair Bolsonaro incentivou o armamento de pessoas, privatizou a preço de banana companhias públicas, fez campanha antivacinas e produziu uma brutal recessão com a volta da fome ao país. O período já é conhecido pela sociologia como “período das trevas”.
No entanto, a bancada do PL alega que Bolsonaro é o presidente que mais visitou e realizou obras no estado do Paraná. Entre elas, dizem eles, estão o Novo Terminal do Aeroporto de Cascavel, a Ponte da Integração Brasil-Paraguai e a ampliação da pista do Aeroporto de Foz do Iguaçu para receber voos internacionais. Além disso, os parlamentares argumentam que há recursos liberados para a duplicação da Rodovia das Cataratas e do Contorno Oeste em Cascavel.
No Paraná, Bolsonaro venceu o segundo turno com 62,40% dos votos válidos (4.159.266 votos), enquanto Lula teve 37,60% dos votos válidos (2.506.464 votos).
Justificativa do projeto
O projeto de lei destaca que Bolsonaro nasceu em Glicério, no interior de São Paulo, em 1955, filho de Percy Geraldo Bolsonaro e Olinda Bonturi, ambos descendentes de famílias italianas.
O texto ressalta que Bolsonaro começou sua carreira militar no município fluminense de Resende após se formar na Academia Militar das Agulhas Negras e que posteriormente serviu nos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército Brasileiro.
Bolsonaro ficou conhecido do público em 1986 quando escreveu um artigo para a revista Veja criticando os baixos salários dos militares, pelo qual foi preso e detido por quinze dias.
O texto destaca ainda que Bolsonaro foi vereador e deputado federal pelo Rio de Janeiro por seis mandatos consecutivos. Em 2018, em uma campanha desacreditada por muitos, foi eleito o 38º presidente da República.
Leia a íntegra do texto do PL.
LEIA TAMBÉM
Poderia também por um busto dele sentado numa latrina ou num penico, pois assim representaria muito bem, não só o homenageado, como também a casa e os que lhe ofereceram o título. É muita falta do que fazer. E a que custo….
Q ue vergonha nessa hora da tristeza de ser paranaense e ter uns representante como esses aí cidadão honorário é pra pessoas de honra e caracter pessoas que tem uma marca positiva na sociedade……Agora um ladrão de jóia facista golpista ser homenageado tem que ser por pessoas da mesma espécie.
Vamos guardar esses nomes pra eliminar da vida pública esse bando de incompetentes. Não votei em nenhum desses e nunca vou votar.
Homenagear Golpista, um Presidente Genocida que foi o agravante de tantas mortes na pandemia , negou a ciência, negou a vida a tantas pessoas.
Vocês não tem vergonha na cara não? E sério que não há alguém digno, a essa homenagem ?
Pára, que está ridículo, mesmo ..
Desse meu estado não espero além desse pensamento fascista, retrógrado e antidemocrático…..
Essa turma paranaense do “peéle” é um verdadeiro escárnio!!!!!
Nunca gostei desse cara, é ridículo se render e Fluminenses que nem sabem que o Sul existe, mas quem fez menos para o Estado: ele ou a Gleisi?
Pelo amor de Deus!!!!! Mais esta infâmia que marca este Estado negativamente!!!!
Honrarias a um ladrão de joias fascistoide, incentivador de ódio e morte.
Que horror!
seria uma vergonha para o nosso estado condecorar uma pessoa ikgual o ex presidente jaqir bolsonaro que nada contribuiu para o nosso estado. lamentavel a ideia desses deputados , com tantas coisas a fazer pelo nosso estado estao preocupando- se com tao pouca coisa.
Cidadão honorário, oxe, só gente de mesma indole para conceder um barbarie dessa. Aprovem Leis para cuidar dos idosos, das crianças , das escolas, do trabalho, da moral ilibada de nossos politicos ( salvo alguns) que vivem mamando nas tetas do governo, não aprova uma Lei em benefício da população. Bando de hipócritas, a hora de vocês irá chegar… mas depressa do que vocês imaginam. Onde esses deputados estão com cabeça, idolatrando bandido, ladrão,assassino, misógino, cretino dos infernos…..meu Deus do céu o que está acontecendo com a humanidade, misericórdia senhor…
Deputados sem vergonha na cara quererem homenagear , malandro que fez da vida pública uma zona.