Polícia Federal deflagra operação para combater atos antidemocráticos no Ceará

A Polícia Federal deflagrou a Operação Impávido Colosso, na manhã desta quinta-feira (30/3), com o objetivo de instruir Inquérito Policial que apura atos antidemocráticos no Ceará. Ao todo, 32 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 12ª Vara da Justiça Federal, estão sendo cumpridos em Fortaleza/CE (21), Maracanaú/CE (3), Itaitinga/CE (1), Caucaia/CE (1), Pacajus/CE (1), Tauá/CE (1), Brejo Santo/CE (1), Imperatriz/MA (2) e Condor/RS (1). A operação conta com participação de 140 policiais federais e se desenvolve em parceria com o Ministério Público Federal.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, confirmou pelas redes sociais que o objetivo da operação da PF é instruir inquérito policial que apura atos antidemocráticos no estado do Ceará.

A investigação da PF apontou, com troca de informações com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará, os líderes, financiadores e organizadores do apoio logístico de manifestação contra instituições democráticas ocorrida na BR-116, em Fortaleza/CE, entre os dias 31/10/2022 e 02/11/2022, bem como de manifestação posterior ocorrida na Avenida Alberto Nepomuceno, no centro de Fortaleza/CE.

As condutas dos investigados podem configurar o cometimento, em tese, dos crimes de associação criminosa e incitação das Forças Armadas contra os poderes institucionais, com penas de até três anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados a partir do material apreendido.

O nome da operação remete a trecho do hino nacional. As investigações continuam para delimitação da autoria dos crimes, com análise do material apreendido e fluxo financeiro dos suspeitos.

A Operação Impávido Colosso da PF ocorreu no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) retornou dos Estados Unidos, em Brasília, onde ele foi recepcionado por poucos apoiadores no aeroporto JK, local que também foi alvo de terroristas ligados ao bolsonarismo.

Economia

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário