Paraná Pesquisas não pegou a grana da SECOM como divulgou Janones; leia nota de esclarecimento

Durante a campanha presidencial, o Blog do Esmael mostrou que a Paraná Pesquisas tinha um contrato de R$ 1,7 milhão com SECOM – Secretaria da Comunicação Social da Presidência da Republica – para realizar sondagens quantitativas e qualitativas. No entanto, no período eleitoral, o instituto não executou serviço algum porque não houve demanda do contratante.

O Instituto FSB venceu o pregão com 11,9 milhões, o que totaliza os R$ 13 milhões no pregão.

“Vale ressaltar que nenhum centavo do valor desse contrato foi executado e, portanto, nada saiu dos cofres públicos para a Paraná Pesquisa”, diz um trecho da nota de esclarecimento do instituto [abaixo, leia a íntegra].

Ou seja, a Paraná Pesquisas esclarece que não pegou essa grana.

Na manhã desta sexta-feira (18/11), o deputado federal André Janones (Avante-MG), membro da equipe de transição do governo Lula, escreveu que “a SECOM enfiou 13 milhões de reais do dinheiro do povo na Paraná Pesquisas“.

Mesmo com a informação errada, o parlamentar ainda cravou: “Existe uma quadrilha na SECOM que irriga todos os os ministérios com muito dinheiro pra manter um projeto de poder. Irão pra cadeia com Bolsonaro.”

Economia

Justiça seja feita: ao final e ao cabo, a Paraná Pesquisas foi o instituto que mais se aproximou do resultado nas urnas – tanto no primeiro quanto no segundo turno.

[A Paraná Pesquisas divulgou nas vésperas da eleição de 30 de outubro que Lula venceria com 50,4% dos votos válidos, contra 49,6% de Bolsonaro; nas urnas o resultado foi 50,90% x 49,10%.]

Nota de Esclarecimento da Paraná Pesquisas

Murilo Hidalgo, presidente da Paraná Pesquisas.
Murilo Hidalgo, presidente da Paraná Pesquisas.

O Deputado André Janones falta com a verdade quando diz que o Instituto Paraná Pesquisa recebeu 13 milhões de reais do governo Federal.

Esclarecemos que o instituto participou de pregão eletrônico e venceu a licitação no valor infinitamente inferior ao apontado levianamente pelo deputado, somando 1,6 milhão de reais para fazer pesquisa qualitativa, enquanto a parte quantitativa teve como vencedora a empresa IPRI Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem Ltda (FSB) que venceu o Pregão com o valor de 11 milhões e novecentos mil reais.

Vale ressaltar que nenhum centavo do valor desse contrato foi executado e, portanto, nada saiu dos cofres públicos para a Paraná Pesquisa.

O deputado será interpelado judicialmente para provar sua acusação.

Paraná Pesquisas

Veja os detalhes do pregão

Esclarecimentos quanto ao PREGÃO ELETRÔNICO Nº 4/2022 (PROCESSO DMINISTRATIVO Nº 53115.017422/2021-26)

Objeto da Licitação: Contratação de empresa(s), instituto(s) ou entidade(s) especializada(s) na prestação de serviços de pesquisa de opinião pública em abordagens metodológicas qualitativa e quantitativa compreendendo o planejamento, a coleta de dados, análise dos achados, elaboração, apresentação de resultados e análise de informações estratégicas.

Resultado do Pregão Eletrônico:

Para pesquisas qualitativas:

1ª colocada: GMR INTELIGENCIA DE MERCADO LTDA

Valor do melhor lance: R$ 1.499.900,00

  • Convocada em 08/02/2022 para apresentar documentação adicional, todavia proposta não pôde ser aceita pelo motivo “Licitante não atendeu requisitos do edital no que diz respeito àQUALIFICAÇÃO TÉNICA, (…)”
  • Empresa recorreu da decisão, todavia, após diligência realizada pela SECOM junto ao órgão emissor do atestado de capacidade técnica, foi confirmado que a empresa não atendeu ao requisito de capacidade técnica como descrito em edital.

2ª colocada: FOCO OPINIAO E MERCADO EIRELI

Valor do lance: 1.600.000,00

  • Convocada em 11/02/2022, todavia não apresentou documentação solicitada dentro do prazo solicitado, sendo desclassificada.

3ª colocada: CHECON CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA

Valor do lance: 1.620.000,00

  • Empresa convocada em 04/03/2022 para prestar esclarecimentos adicionais, contudo proposta não pôde ser aceita pelo motivo “Licitante não atendeu requisitos do edital no que diz respeito à QUALIFICAÇÃO TÉNICA, (…)”, sendo desclassificada.

4ª colocada: INSTITUTO PARANA DE PESQUISAS E ANÁLISE DE CONSUMIDOR LTDA
Valor do lance: 1.623.600,00

  • Empresa convocada em 09/03/2022 para prestar esclarecimentos adicionais, tendo todas as dúvidas esclarecidas e o aceite da proposta confirmado em 11/03/2022.

5ª colocada: HSR-BRIDGE RESEARCH PESQUISA DE MERCADO LTDA
Valor do lance: 2.087.684,00

  • Não convocada

6ª colocada: VR CONSULTORIA LTDA
Valor do lance: 2.550.000,00

  • Não convocada

7ª colocada: CP2 CONSULTORIA, PESQUISA E PLANEJAMENTO LTDA.
Valor do lance: 2.559.087,00

  • Não convocada

8ª colocada: IPESPE INST DE PESQUISAS SOCIAIS POLÍTICAS E ECONOMICAS
Valor do lance: 2.568.700,00

  • Não convocada

9ª colocada: OPINIAO CONSULTORIA LTDA
Valor do lance: 2.782.000,00

  • Não convocada

10ª colocada: PRIORI SERVICOS E SOLUCOES, CONTABILIDADE EIRELI
Valor do lance: 11.398.212,00

  • Não convocada

Para pesquisas quantitativas:

1ª colocada: QUALITEST CIENCIA E TECNLOGIA LTDA

Valor do melhor lance: R$ 6.890.000,00

  • Convocada para apresentar documentação adicional, todavia proposta não pôde ser aceita pelo motivo “Licitante não atendeu requisitos do edital no que diz respeito à QUALIFICAÇÃO TÉCNICA, (…)”

2ª colocada: FOCO OPINIAO E MERCADO EIRELI

Valor do lance: 8.000.000,00

  • Convocada para apresentar documentação adicional, todavia proposta não pôde ser aceita pelo motivo “Licitante não atendeu requisitos do edital no que diz respeito à QUALIFICAÇÃO TÉCNICA, (…)”

3ª colocada: INSTITUTO PARANA DE PESQUISAS E ANÁLISE DE CONSUMIDOR LTDA
Valor do lance: 9.461.100,00

  • Convocada para apresentar documentação adicional, todavia proposta não pôde ser aceita pelo motivo “Licitante não atendeu requisitos do edital no que diz respeito à QUALIFICAÇÃO TÉCNICA, (…)”

4ª colocada: CONSULTING DO BRASIL – CONSULTORIA & INTELIGENCIA

Valor do lance: 11.600.000,00

  • Convocada para apresentar documentação adicional, todavia proposta não pôde ser aceita pelo motivo “Licitante não atendeu requisitos do edital no que diz respeito à QUALIFICAÇÃO TÉCNICA, (…)”

5ª colocada: IPRI INSTITUTO DE PESQUISA DE REPUTACAO E IMAGEM LTDA (FSB)

Valor do lance: 11.900.000,00

  • Empresa convocada a prestar esclarecimentos adicionais, tendo esclarecido quaisquer dúvidas e
    tendo proposta aceita.

6ª colocada: HSR-BRIDGE RESEARCH PESQUISA DE MERCADO LTDA
Valor do lance: 13.435.000,00

  • Não convocada

7ª colocada: CP2 CONSULTORIA, PESQUISA E PLANEJAMENTO LTDA.
Valor do lance: 13.438.635,20

  • Não convocada

8ª colocada: MDA-PESQUISA DE OPINIAO PUBLICA E CONSULT. ESTATIST. LT
Valor do lance: 13.890.000,00

  • Não convocada

9ª colocada: IPESPE INST DE PESQUISAS SOCIAIS POLÍTICAS E ECONOMICAS
Valor do lance: 15.542.572,00

  • Não convocada

10º colocada: VR CONSULTORIA LTDA
Valor do lance: 15.800.000,00

  • Não convocada

11ª colocada: INTELIGENCIA EM PESQUISA E CONSULTORIA LTDA (IPEC)
Valor do lance: 15.900.000,00

  • Não convocada

12ª colocada: OPINIÃO CONSULTORIA LTDA
Valor do lance: 16.850.000,00

  • Não convocada

13ª colocada: METANALISE ESTATISTICAS LTDA
Valor do lance: 17.031.124,84

  • Não convocada

14ª colocada: PRIORI SERVICOS E SOLUCOES CONTABILIDADE EIRELI
Valor do lance: 68.125.150,56

  • Não convocada

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