Na reta final da campanha, as empresas de pesquisas estão “roubando” dos candidatos o protagonismo nas eleições 2022. Nessa disputa, vale tudo: dedos nos olhos, socos, chutes e pontapés abaixo da linha da cintura.
O Instituto Paraná Pesquisas, conhecido como DataBozo, afirma que o jornal Folha de S.Paulo “mente” quando diz que a empresa não faz pesquisas para governos ou políticos.
“O Datafolha é um instituto independente de pesquisa de opinião que pertence ao Grupo Folha e atua com pesquisa eleitoral e levantamentos estatísticos para o mercado. O instituto não faz pesquisas eleitorais para governos ou políticos”, diz o texto do repórter Julio Wiziack, na edição de quinta-feira (15/09) do jornalão paulistano.
Pero, no mucho.
Ocorre que o Datafolha faz pesquisas para governos, sim. Vide o caso do governo do estado de São Paulo, que contratou o instituto no meio deste ano, nas vésperas das eleições.
Em junho passado, o Blog do Esmael anotou que o instituto venceu naquele mês uma licitação para fazer pesquisas quantitativas para o governo Rodrigo Garcia (PSDB). Mesmo assim, o Datafolha não se viu eticamente impedido de realizar pesquisa sobre a disputa pelo governo de São Paulo.
Financeiramente, o Datafolha e a Folha estão sob o guarda-chuva do Grupo Folha, que ainda tem na holding o banco PagBank [o banco completo, segundo a propaganda] na retaguarda.
Segundo a reportagem da Folha, a Paraná Pesquisas realiza sondagens com recursos próprios ao passo que também possui um contrato de R$ 1,6 milhão com o governo federal, isto é, com a gestão de Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.
Citando a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep), a Folha faz ilações sobre possível ocultação de contratante e, ainda, existência de caixa dois.
O Blog do Esmael também vem alertando ao longo da campanha acerca da farra dos bancos nas pesquisas eleitorais. A rigor, quase todas as empresas de sondagens são contratadas por bancos, direta ou indiretamente.
O principal financiador dos levantamentos da DataBozo, a Paraná Pesquisas, é o banco BGC Liquidez, enquanto o patrono do Datafolha é o Grupo Folha [PagBank].
Os veículos de comunicação, quase todos em situação pré-falimentar, não possuem recursos próprios para contratar suas pesquisas “independentes”, qual seja, as empresas da velha mídia corporativa hoje são “propriedade cruzada” de bancos, financeiras e fundos de especulação.
A Folha alega que a Paraná Pesquisas, de Murilo Hidalgo, fez sondagens em que Bolsonaro aparece “com resultados menos negativos” em relação aos demais institutos de pesquisas.
O Datafolha, que presta serviços de pesquisas para o governo de SP, também apresentou números mais simpáticos a Rodrigo Garcia e contrários ao candidato bolsonarista Tarcísio Freitas (Republicados).
Como se vê, não há santos ou demônios nesse negócio milionário das pesquisas. São apenas negócios. E essa verdadeira “guerra de bugios” é importante para que venha luz à sociedade.
Blog do Esmael, notícias verdadeiras.
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