Morre Iroel Sánchez, uma das vozes mais influentes em Cuba; confira a repercussão

O povo cubano perdeu esta semana uma de suas vozes mais influentes com o falecimento de Iroel Sánchez Espinosa aos 58 anos, em Havana, Cuba. Sánchez era reconhecido como jornalista, analista político, escritor, editor e produtor audiovisual, e desempenhou um papel fundamental no aparato de propaganda cubana. Sua morte na quinta (18/5) representa uma perda significativa para a Revolução Cubana e deixa um legado valioso para os revolucionários.

Em 2011, Iroel Sánchez participou do 1º Encontro Mundial de Blogueiros, realizado em Foz do Iguaçu, evento que o Blog do Esmael esteve à frente da organização. Nessa época, o ideólogo cubano não se furtou em debater temas candentes sobre liberdade de expressão, democracia, Wikileaks [de Julian Assange, que acabara de divulgar documentos secretos sobre os EUA], enfim, sobre democracia nas redes sociais.

“Camarada Iroel Sánchez faleceu aos 58 anos. Um revolucionário que dedicou sua vida em defesa da revolução cubana. Engenheiro especialista em informática, jornalista, editor, ativista cultural, e, sobretudo, militante comunista e internacionalista, combatente em Angola. Fico com a lembrança de uma noite de tragos e conversas em Foz do Iguaçu sobre Cuba e seus imensos desafios”, lamentou Milton Alves, jornalista e escritor, colunista do Blog do Esmael.

Iroel Sánchez Espinosa, que dirigiu a Casa Editora Abril e foi presidente do Instituto Cubano do Livro e do Comitê Organizador da Feira Internacional do Livro de Havana, também foi um dos fundadores da revista cultural digital La Jiribilla e teve participação ativa na criação da Rede de Intelectuais, Artistas e Lutadores Sociais em Defesa da Humanidade. Sua influência se estendia além das fronteiras cubanas, sendo responsável por controlar o “pensamento nas redes” a partir da Internet.

Em seus textos publicados na internet e no programa de televisão La Pupila Asombrada, Iroel Sánchez defendia ferozmente as conquistas da revolução cubana.

A morte de Iroel Sánchez deixa um vazio na cena intelectual cubana. Seu legado inclui a fundação da enciclopédia colaborativa cubana Ecured, o blog La pupila insomne e o programa de televisão La pupila asombrada, que abordava temas políticos e culturais complexos de uma perspectiva descolonizadora. Além disso, ele foi um colaborador ativo do canal internacional Telesur e de outros meios audiovisuais de ampla circulação em todo o mundo.

Economia

Com a partida de Iroel Sánchez Espinosa, Cuba perde um revolucionário comprometido e um intelectual brilhante, dedicado às ideias de Fidel, à Revolução e ao socialismo. Seu corpo será cremado conforme a decisão da família. Neste momento de luto, enviamos nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos de Iroel Sánchez.

MST divulga nota de pesar

Morre Iroel Sánchez, uma das vozes mais influentes do regime cubano
Morre Iroel Sánchez, uma das vozes mais influentes em Cuba

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra lamenta a morte precoce do companheiro e jornalista cubano Iroel Sánchez. Analista político de grande profundidade intelectual e com grande comprometimento com a revolução Cubana, Sánchez dedicou toda uma vida ao ideal

Com uma longa atuação como estudante e dirigente da União de Jovens Comunistas, Iroel Sánchez construiu diversas frentes no setor da cultura e comunicação, áreas onde deixa uma profunda marca revolucionária.

Pelo partido, esteve em missão internacionalista em Angola. Também foi fundador editoras, programas de televisão e para redes sociais, membro da União de Jornalistas, Escritores e Artistas de Cuba, e um dos grandes colaboradores da Telesur.

Com a morte de Iroel Sánchez, Cuba perde um revolucionário completo, um intelectual lúcido e comprometido, um defensor inflexível das ideias de Fidel, da Revolução e do socialismo. Expressamos nossas condolências à família, aos amigos e à todo povo cubano.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário