Ministro Alexandre de Moraes se encontra com ministro interino do GSI após divulgação de imagens de atos golpistas no Palácio do Planalto

Não é somente o presidente Lula e o ministro Flávio Dino que chamam o Cappelli nos momentos mais difíceis. O ministro do STF Alexandre de Moraes também o faz, como você perceberá nas próximas linhas.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, convocou o ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, para uma reunião nesta segunda-feira (24/4). A reunião acontece após a divulgação das imagens de atos golpistas ocorridos no Palácio do Planalto em 8 de janeiro, que resultaram na invasão e destruição das sedes dos Três Poderes: Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF.

As gravações das câmeras de segurança do palácio foram tornadas públicas na última sexta-feira (21/4), após Moraes derrubar o sigilo das imagens e ordenar que o GSI enviasse as imagens em até 48 horas.

As imagens mostram militares do GSI, responsáveis pela segurança do Palácio e autoridades, conduzindo os invasores para as portas de saída do local, em um clima ameno. A divulgação das imagens levou à renúncia do então ministro-chefe do GSI, Gonçalves Dias, que foi a primeira baixa no alto escalão do governo Lula, pouco tempo após o início do mandato.

O presidente Lula convocou uma reunião de emergência com ministros do governo para discutir o assunto, após a divulgação das imagens. Na reunião, estiveram presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin, Rui Costa, Flávio Dino, Alexandre Padilha e Paulo Pimenta.

Depois da reunião, Lula se encontrou com Gonçalves Dias, que explicou a situação ao presidente e pediu demissão do cargo. Mais tarde, o governo oficializou o nome de Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça, para assumir o GSI de forma interina.

Economia

O presidente Lula se reuniu com o general da reserva do Exército, Marcos Antônio Amaro, na última quinta-feira (20/4), antes de viajar para Portugal. O militar é um dos principais cotados para assumir o GSI no lugar do ex-ministro Gonçalves Dias.

Essa reunião entre Moraes e Cappelli é vista como uma das principais movimentações recentes no caso das imagens do Palácio do Planalto, que abalaram a política nacional. O encontro pode revelar novos desdobramentos sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário