O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o advogado Júlio Jacob Júnior, o JJJ, como o mais novo juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). JJJ venceu uma disputa acirrada com os advogados Gustavo Kfouri e Andrea Sabbaga de Melo pela única vaga disponível.
Você acompanhou essa disputa disputa pela vaga de juiz titular do TRE-PR desde o início aqui pelo Blog do Esmael.
Com a saída do juiz titular Roberto Ribas Tarvanaro, JJJ assumirá a cadeira de juiz titular no TRE-PR. A nomeação do novo juiz é mais um passo importante em direção à transparência e imparcialidade no sistema judiciário paranaense.
A nomeação de JJJ ocorre em um momento crucial, uma vez que o TRE-PR desempenhará um papel fundamental no julgamento dos processos decorrentes das eleições municipais de 2024. O tribunal também terá que lidar com casos envolvendo figuras públicas de grande destaque no estado, como o ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União-PR) e o deputado federal Deltan Dallagnol (PODE-PR).
De acordo com o artigo 120 da Constituição Federal, cada estado brasileiro e o Distrito Federal têm um Tribunal Regional Eleitoral na capital. O TRE-PR é composto por juízes indicados pelo Tribunal de Justiça, pelo Tribunal Regional Federal e por advogados nomeados pelo Presidente da República.
LEIA TAMBÉM
Esmael por favor se tiver algum contato poderia fazer chegar nele o pedido para ajudar a agilizar um concurso para analista e técnico do TRE? Os concursos estão represados lá há anos. Obrigado