Membro da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts é preso por vazar documentos confidenciais sobre a guerra na Ucrânia em aplicativo de jogos

Jack Teixeira, de 21 anos, membro da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts, foi preso nos Estados Unidos por vazar documentos confidenciais em um servidor de bate-papo de jogos.

Jack Teixeira é acusado de retenção e transmissão não autorizadas de informações de defesa nacional e remoção e retenção não autorizadas de documentos ou materiais classificados. O acusado compartilhou os documentos com amigos do jogo para mostrar a realidade da guerra, registra o jornal americano The New York Times.

A Guarda Aérea Nacional de Massachusetts tem como missão a coleta de inteligência. Discord é o aplicativo de bate-papo onde os documentos vazados foram encontrados.

O suspeito está detido e deve comparecer a uma audiência em 19 de abril. Se condenado, pode pegar até 10 anos de prisão por documento.

Os documentos vazados falam das vulnerabilidades militares da Ucrânia e da habilidade de vigilância dos EUA de penetrar nos sistemas de comunicação russos.

Os documentos também revelaram a disputa interna do governo russo em relação às baixas da guerra.

Economia

O acusado, que liderava um grupo no Discord chamado Thug Shaker Central, compartilhou as informações com 20 a 30 pessoas que se reuniam no grupo para falar sobre armas, memes online racistas e videogames. A polícia descobriu a ação através de evidências digitais.

O que você precisa saber sobre esse vazamento de segredos

  • Jack Teixeira, membro de 21 anos da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts, foi preso por vazar documentos confidenciais em um servidor de bate-papo de jogos.
  • Teixeira enfrenta acusações de retenção e transmissão não autorizadas de informações de defesa nacional e remoção e retenção não autorizadas de documentos ou materiais classificados.
  • Os amigos do jogo do suspeito dizem que os documentos foram compartilhados para mostrar a eles o que a guerra realmente é.
  • A Guarda Aérea Nacional de Massachusetts tem como missão a coleta de inteligência.
  • Discord é o aplicativo de bate-papo onde os documentos vazados foram encontrados.
  • O suspeito está detido e deve comparecer a uma audiência em 19 de abril.
  • Se condenado, pode pegar até 10 anos de prisão por documento.
  • Os documentos vazados falam das vulnerabilidades militares da Ucrânia e da habilidade de vigilância dos EUA de penetrar nos sistemas de comunicação russos.
  • O acusado liderava um grupo no Discord chamado Thug Shaker Central, que compartilhava informações com 20 a 30 pessoas que se reuniam para falar sobre armas, memes online racistas e videogames.
  • A polícia descobriu a ação através de evidências digitais.

Quem é Jack Teixeira?

Jack Teixeira é um membro da Guarda Nacional de Massachusetts de 21 anos e suspeito de vazar documentos militares americanos altamente confidenciais. Ele foi preso na quinta-feira (13/4), após o surgimento de seu nome como o principal suspeito do vazamento.

Acredita-se que Teixeira seja descendente de portugueses, e o presidente da Casa dos Açores de Fall Rivers em Massachusetts, Francisco Viveiros, confirmou que ele é neto de açorianos.

As ações do suposto vazador causaram constrangimento significativo na comunidade luso-americana. Ainda não está confirmado se Teixeira possui dupla cidadania.

No âmbito das suas funções profissionais, Teixeira teria tido acesso a informação altamente sensível.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário