Jack Teixeira, de 21 anos, membro da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts, foi preso nos Estados Unidos por vazar documentos confidenciais em um servidor de bate-papo de jogos.
Jack Teixeira é acusado de retenção e transmissão não autorizadas de informações de defesa nacional e remoção e retenção não autorizadas de documentos ou materiais classificados. O acusado compartilhou os documentos com amigos do jogo para mostrar a realidade da guerra, registra o jornal americano The New York Times.
A Guarda Aérea Nacional de Massachusetts tem como missão a coleta de inteligência. Discord é o aplicativo de bate-papo onde os documentos vazados foram encontrados.
O suspeito está detido e deve comparecer a uma audiência em 19 de abril. Se condenado, pode pegar até 10 anos de prisão por documento.
Os documentos vazados falam das vulnerabilidades militares da Ucrânia e da habilidade de vigilância dos EUA de penetrar nos sistemas de comunicação russos.
Os documentos também revelaram a disputa interna do governo russo em relação às baixas da guerra.
O acusado, que liderava um grupo no Discord chamado Thug Shaker Central, compartilhou as informações com 20 a 30 pessoas que se reuniam no grupo para falar sobre armas, memes online racistas e videogames. A polícia descobriu a ação através de evidências digitais.
O que você precisa saber sobre esse vazamento de segredos
- Jack Teixeira, membro de 21 anos da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts, foi preso por vazar documentos confidenciais em um servidor de bate-papo de jogos.
- Teixeira enfrenta acusações de retenção e transmissão não autorizadas de informações de defesa nacional e remoção e retenção não autorizadas de documentos ou materiais classificados.
- Os amigos do jogo do suspeito dizem que os documentos foram compartilhados para mostrar a eles o que a guerra realmente é.
- A Guarda Aérea Nacional de Massachusetts tem como missão a coleta de inteligência.
- Discord é o aplicativo de bate-papo onde os documentos vazados foram encontrados.
- O suspeito está detido e deve comparecer a uma audiência em 19 de abril.
- Se condenado, pode pegar até 10 anos de prisão por documento.
- Os documentos vazados falam das vulnerabilidades militares da Ucrânia e da habilidade de vigilância dos EUA de penetrar nos sistemas de comunicação russos.
- O acusado liderava um grupo no Discord chamado Thug Shaker Central, que compartilhava informações com 20 a 30 pessoas que se reuniam para falar sobre armas, memes online racistas e videogames.
- A polícia descobriu a ação através de evidências digitais.
Quem é Jack Teixeira?
Jack Teixeira é um membro da Guarda Nacional de Massachusetts de 21 anos e suspeito de vazar documentos militares americanos altamente confidenciais. Ele foi preso na quinta-feira (13/4), após o surgimento de seu nome como o principal suspeito do vazamento.
Acredita-se que Teixeira seja descendente de portugueses, e o presidente da Casa dos Açores de Fall Rivers em Massachusetts, Francisco Viveiros, confirmou que ele é neto de açorianos.
As ações do suposto vazador causaram constrangimento significativo na comunidade luso-americana. Ainda não está confirmado se Teixeira possui dupla cidadania.
No âmbito das suas funções profissionais, Teixeira teria tido acesso a informação altamente sensível.
LEIA TAMBÉM
- Pai de sócio de Moro manda prender Tacla Duran, enquanto Alberto Youssef muda de lado
- Tacla Duran, testemunha protegida contra aliados de Sergio Moro, faz pedidos ao novo juiz da Lava Jato; confira agora
- Policiais civis protestam contra Ratinho Jr. no dia de visita do ministro Flávio Dino ao Paraná [vídeo]