Lula no Jornal Nacional, da Globo: ‘Restaurar relações democráticas entre Brasil e EUA em visita histórica’

Durante a entrevista ao Jornal Nacional, na TV Globo, o presidente Lula destacou neste sábado (11/02) que a prioridade da viagem aos EUA era restabelecer as relações democráticas com o país. Ele afirmou que não foi aos EUA para fechar um acordo financeiro sobre o Fundo Amazônia e que o valor não era o mais importante.

A nova exclusiva do mandatário brasileiro para a Globo amplia a percepção de que o governo adotou como sua a emissora, apesar dela ter feito campanha pela prisão de Lula em 2018 e garantir a vitória do ex-presidente Bolsonaro há quatro anos. Lula e a primeira-dama Janja tiveram ao menos 7 participações exclusivas na televisão dos Marinho, enquanto os membros do governo somam quase 200.

Voltemos à exclusiva de Lula ao Jornal Nacional.

Lula enfatizou a importância da cooperação entre as duas maiores democracias da América Latina para combater a extrema direita fascista que está surgindo no mundo.

O presidente também afirmou que é importante fortalecer a democracia em todos os fóruns em que o Brasil e os EUA participam. Lula ressaltou a necessidade de estreitar a relação entre o Brasil e os EUA para construir um mundo mais harmonioso e produtivo.

O presidente Lula disse na entrevista ao JN que quer manter boas relações com China e Estados Unidos, seus dois maiores parceiros comerciais. Ele não quer participar de uma guerra fria e, em vez disso, quer seguir uma política externa ativa e altiva.

Economia

O presidente Lula também mencionou a importância de fortalecer a relação com a União Europeia e a conclusão do acordo Mercosul-União Europeia. Além disso, ele observou a importância dos sindicatos e do movimento trabalhista na democracia e afirma ter boa relação com o presidente Biden, já que ambos têm ligação com o movimento sindical.

LEIA TAMBÉM