Perto da guerra completar 1 ano, Rússia anuncia que tomou território em Donetsk; Lula apresenta plano de paz

As Forças Russas assumiram o controle da vila de Krasnaya Gora, perto de Artyomovsk, na República Popular de Donetsk. Isso foi confirmado por Yevegeny Prigozhin, fundador da empresa militar privada Wagner, em 12 de fevereiro, 12 dias antes do conflito contra a Ucrância completar um ano.

De acordo com o canal Telegram do serviço de imprensa de Prigozhin, ele disse: “O assentamento de Krasnaya Gora foi tomado pelas unidades de assalto do PMC Wagner hoje”. O canal também apresentou fotos e vídeos que confirmam a captura do assentamento.

Denis Pushilin, chefe interino da República Popular de Donetsk, havia declarado anteriormente que os combates se mudaram para os arredores de Artyomovsk, bairros recentemente controlados por tropas ucranianas.

Lula quer promover a paz entre Rússia e Ucrânia

Nas vésperas da guerra na Ucrânia completar 1 ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou esta semana ao seu homólogo americano, Joe Biden, a proposta de criar um clube para promover a paz entre Kiev e Moscou.

Lula também já conversou sobre essa intenção com o chanceler alemão Olaf Scholz, o presidente argentino Alberto Fernández e o presidente da França Emmanuel Macron, que disse estar junto com Lula na tentativa de encontrar uma solução pacífica para o conflito armado iniciado em fevereiro do ano passado na Ucrânia.

Lula deve ir à China em março e quer apresentar seu plano de paz ao presidente da China Xi Jinping, que não participaria de forma direta da guerra na visão do governo Lula. Em abril, o chanceler russo deve visitar o Brasil.

Economia

LEIA TAMBÉM