Lula propõe colaboração dos EUA no combate à degradação na Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou que os Estados Unidos contribuam com o Fundo Amazônia. Em uma entrevista coletiva após seu encontro com o presidente Joe Biden, Lula afirmou ter recebido a promessa de que o país entrará no fundo. Este financia projetos de sustentabilidade com recursos de países ricos.

Segundo Lula, os Estados Unidos estão convencidos da importância de que nações ricas financiem projetos de preservação ambiental em países em desenvolvimento. O presidente brasileiro destacou a necessidade de transformar a riqueza da diversidade da Amazônia em algo benéfico para o povo que mora na região.

Além disso, Lula propôs a Biden a criação de um grupo neutro para negociar uma possível paz na guerra entre Rússia e Ucrânia. Ele já apresentou a sugestão ao presidente francês, Emmanuel Macron, e ao chanceler alemão, Olaf Scholz. Lula acredita que é necessário encontrar uma solução para pôr fim à guerra e sentiu a mesma preocupação por parte de Biden.

Sobre a ampliação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Lula levou a sugestão, histórico da diplomacia brasileira, a Biden. Ele afirmou que a ideia foi bem recebida pelo mandatário norte-americano e que pediu que outros países participem do Conselho de Segurança para que decisões climáticas sejam tomadas a nível internacional.

Por fim, Lula anunciou que pretende visitar três países africanos, Angola, África do Sul e Moçambique, para retomar as relações diplomáticas com a África. Em suas redes sociais, o presidente destacou que essa viagem é uma obrigação histórica e humanitária.

LEIA TAMBÉM

Economia