Lula reforça compromisso com a democracia mundial em visita aos Estados Unidos; assista o vídeo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta sexta-feira (10/2) com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca. Em seu discurso, Lula destacou a defesa da democracia no mundo, a preservação da Amazônia e o combate à mudança climática.

Ao receber Lula no Salão Oval, Biden destacou a importância de duas democracias fortes trabalhando juntas para enfrentar os grandes desafios globais, incluindo as mudanças climáticas.

Lula começou sua fala agradecendo o rápido reconhecimento da vitória dele nas eleições de 2021 por parte de Biden. O presidente também destacou a importância de colocar o Brasil novamente no cenário mundial após ficar ausente nos últimos quatro anos.

Durante sua declaração, Lula destacou a necessidade de preservar a Amazônia e propôs uma aliança global para enfrentar as mudanças climáticas. Segundo ele, todos têm a obrigação de deixar um mundo melhor para as próximas gerações.

Antes de seu encontro com Biden, Lula se reuniu com parlamentares do partido Democrata e tratou de programas sociais, preocupações ambientais e o enfrentamento à extrema direita e fake news nas redes sociais.

Assista ao trecho da reunião entre Lula e Biden:

Economia

LEIA TAMBÉM

Lula reafirma ser contrário a guerra na Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que se o envio de munições para o conflito entre Rússia e Ucrânia fosse autorizado, seria o mesmo que entrar na guerra.

Em entrevista à CNN, Lula afirmou que trabalhará pela paz e pacificação no conflito e que eles [Lula e Biden] precisam falar com o presidente Putin sobre a invasão do território ucraniano e conversar mais com a Ucrânia.

Lula ainda destacou a importância da democracia e o papel da divisão política e do crescimento da extrema direita no mundo.

Quando questionado sobre a extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula afirmou que só falaria sobre o assunto caso o presidente americano Joe Biden abordasse.

Assista a coletiva de Lula à imprensa após encontro com Biden: