Lula inicia viagem à China para fortalecer parceria comercial e assinar acordos bilaterais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou sua viagem nesta terça-feira (11/4) rumo a China. O mandatário embarcou às 7 horas para Lisboa, onde realizará uma primeira escala do périplo.

Às 21h40, a comitiva de Lula seguirá para Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com o Palácio do Planalto, o primeiro compromisso em solo chinês será em Xangai na quarta-feira (12/4), no fim do dia.

A visita oficial começará nessa cidade no dia seguinte, na quinta-feira (13/4), com a cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) como presidente do NBD (Novo Banco de Desenvolvimento), o banco dos Brics.

Na sexta-feira (14/4), tem um encontro marcado com o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim.

A comitiva de Lula será composta pelas seguintes autoridades:

Economia

Tudo sobre a viagem de Lula a China

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou em uma importante visita de Estado à China, com uma delegação de empresários, governadores, parlamentares e ministros.

O roteiro oficial inclui reuniões de negócios e conversas bilaterais com as principais autoridades chinesas.

O presidente pretende estreitar as relações com a China e retomar as relações que haviam esfriado nos últimos anos.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil, com volumes de comércio crescendo 21 vezes desde a primeira visita de Lula em 2004.

A expectativa é de que mais de 20 acordos sejam assinados durante a visita, incluindo a construção do CBERS-6, satélite que permitirá o monitoramento de biomas como como a floresta amazônica mesmo sob condições nubladas.

LEIA TAMBÉM

Segundo Lula, o Brasil fortalecerá relação com a China

Em entrevista ao programa “A voz do Brasil” na noite de segunda-feira (10/4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância das relações bilaterais e da retomada do protagonismo do Brasil na política externa. Na véspera do embarque para a China, nesta terça, o presidente afirmou que a relação com o país asiático é essencial e que pretende ampliar o espectro de possibilidades com seu principal parceiro comercial.  Confira os pontos da entrevista:

  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância das relações bilaterais e da retomada do protagonismo do Brasil na política externa em entrevista ao programa “A voz do Brasil”.
  • Lula afirmou que a relação com a China é essencial e que pretende ampliar o espectro de possibilidades com seu principal parceiro comercial, incluindo investimentos para gerar empregos e novos ativos produtivos.
  • O presidente também antecipou que vai convidar o líder chinês Xi Jinping para vir ao Brasil em uma reunião bilateral e reforçou a importância da proteção ambiental e da exploração e compartilhamento da biodiversidade da Amazônia.
  • Lula disse estar otimista com os projetos da nova gestão e mais experiente, com o aprendizado de dois mandatos, para fazer as coisas acontecerem com mais rapidez.
  • A obsessão do governo é gerar emprego, viabilizar investimentos para o Brasil crescer e distribuir renda, com a retomada de programas sociais e a negociação com estados e municípios para definir obras prioritárias e concluir as que foram abandonadas.
  • A ideia é repetir o padrão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com a contratação de pessoas que vivem nas comunidades onde as obras são instaladas.

Deixe um comentário